Foto: Divulgação/DINO
Muitos estudos, pesquisas, fóruns e matérias relacionadas falam sobre longevidade e melhor qualidade de vida. O assunto é bem disseminado, porque é também muito abrangente e envolve uma série de fatores como estilo de vida, idade, fatores de risco, entre muitos outros.
Fato é que muitas pessoas passam boa parte de suas vidas tentando alcançar o peso ideal, focam em alternativas e recursos errôneos e que acabam, por vezes, piorando a situação. Deste ponto, surgem os problemas psicológicos, desânimo, frustrações e tantos outros para agravar ainda mais as situações já existentes.
E porque a obesidade é tão difícil de ser combatida?
Dr.Darcio Pinheiro, médico, fisioterapeuta e nutrólogo fala em obesidade multifatorial e, de certo, são inúmeros os fatores responsáveis por ela.
“…A obesidade geralmente tem 9 itens responsáveis pela manutenção do aumento de peso corporal. Se você conseguir controlar estes 9 itens e ter uma mudança no seu estilo de vida, você vai conseguir levar esse baixo peso para sua vida inteira…” – Darcio Pinheiro- CRM -RS 45574
Longevidade com Qualidade de Vida
O viver com saúde, segundo Dr. Darcio Pinheiro, está no controle adequado dos fatores de risco com o uso de medicamentos específicos que são principalmente os repositores hormonais, que irão favorecer a longevidade com muita qualidade de vida, melhor estética corporal e perda de massa corpórea.
Sem eles, quase todos os esforços voltados ao emagrecimento são quase que totalmente inúteis. Isto se traduz perfeitamente bem nos 9 itens responsáveis pela manutenção do aumento de peso, que são:
- Aumentar a saciedade via medicamentos químicos, para que sua parte encefálica tenha a sensação de que você não precisa mais comer;
- O uso de medicamentos que interferiram diretamente na chamada compulsão alimentar, controlando os impulsos neuronais do indivíduo;
- O uso de medicamentos que bloqueiam a absorção de gordura, favorecendo a perda de peso;
- O uso de fármacos que conseguem eliminar a glicose diretamente pela urina;
- O uso de estratégias que visam diminuir a resistência à insulina e à leptina;
- A inflamação intestinal é uma das responsáveis pelas bactérias ruins que absorvem tudo que você come e precisa ser tratada;
- O preparo de sua microbiota intestinal para se ter uma maior produção de hormônios considerados bons e que trazem à saciedade, favorecendo a absorção das coisas boas presentes da alimentação e excretando as ruins;
- Medicamentos que aumentam a termogênese, transformando seu tecido adiposo branco em uma gordura marrom, que é a gordura degradada mais facilmente através da atividade física, favorecendo e muito a perda de peso;
- A correção de possíveis distúrbios hormonais, que podem estar agindo na contramão de todo e qualquer processo de emagrecimento.
Quem é Darcio Pinheiro?
Como já dito, Darcio é médico, fisioterapeuta e especialista em nutrologia. Trabalha atualmente como nutrólogo, com foco em obesidade e hipertrofia. Foi fisiculturista e inclusive Participou do Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo, ficando em 2º lugar na categoria 80Kg.
É baiano, mas mora atualmente em Porto Alegre/RS e tem um projeto de trabalho focado na Telemedicina, que consegue um alcance a nível Brasil e exterior.
Iniciou seus estudos em 2001 e já fez 2 universidades, formando-se em fisioterapia (onde atuou na profissão por 5 anos), pós-graduado em ortopedia, medicina e nutrologia. Seu trabalho atual foca o ramo estético, especializado em hipertrofia e emagrecimento.
Faz parte também atualmente da equipe médica do Hospital Albert Einstein e já frequentou o Curso de Atualização em Fisiologia na Universidade de Harvard, ou seja, conhece muito bem do assunto longevidade e qualidade de vida. Vem se destacando como uma autoridade na mídia em todo o Brasil devido ao seu profissionalismo e resultados assertivos do seu trabalho.
O Presente e o Futuro da Telemedicina
A Telemedicina entrou em pauta recentemente muito por conta dos problemas gerados pela pandemia causada pelo Coronavírus, mas ela não é, em absoluto, uma novidade.
No Brasil, o uso da Telemedicina vem da década 90 e somente em 1994 exames de eletrocardiograma foram pela primeira vez realizados através deste recurso tecnológico.
Obviamente, de lá pra cá ocorreram inúmeras evoluções tecnológicas que favoreceram e muito a Telemedicina e hoje, com certeza, ela deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade que irá ajudar e muito os profissionais da área médica, bem como os pacientes que necessitam do atendimento.
Darcio Pinheiro não só acredita na Telemedicina como utiliza e muito este recurso em seu trabalho, pautado principalmente nos bons resultados obtidos. E é exatamente através da Telemedicina que Darcio vem ajudando muitas pessoas que querem perder peso manter um estilo de vida saudável.
Seu foco principal é a correta reposição hormonal e o uso de medicamentos que visem garantir esta, melhorando a longevidade e a qualidade de vida do indivíduo, para que este possa ter o seu peso ideal e viver bem por toda a vida.
Para ele não bastam exercícios físicos, principalmente se você não tiver um bom acompanhamento químico-hormonal e cada caso precisa ser estudado individualmente, conforme as características de cada indivíduo.
Isto é possível? Segundo Dr.Darcio Pinheiro é sim, basta querer.