Longe do projeto Caminhando Juntos (Cajun) há quase dois meses, por conta da pandemia do novo coronavírus, as crianças estão sentindo falta da capoeira, das aulas de música e de dança que eram realizadas no contraturno escolar.
Mas nesta quarta-feira (06) elas ficaram empolgadas ao receberem um kit contendo diversas atividades para fazer em casa, junto com a família.
Para a mãe das gêmeas Thayane e Thais dos Santos, de 12 anos, essas atividades vão contribuir para criar uma rotina dentro de casa e as crianças não ficarem só no celular e na internet. “Em vez delas ficarem só no celular, agora elas podem fazer essas atividades e interagir entre elas”, contou Ivanilda Ferreira.
O kit contém máscaras, um jogo, uma cartilha, caderno, giz de cera e uma folha com as atividades que devem ser realizadas pelos alunos. O material está sendo distribuído para cerca de duas mil crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e que são atendidos nas 14 unidades dos Cajuns de Vitória neste período de pandemia do coronavírus.
De acordo com a gerente de Serviços de Convivência, Famiglia Martins, o período de pandemia impõe criatividade ao desenvolver as atividades. “Nós tivemos que nos reinventar para não deixar nossos alunos na mão, sem atividades”, explicou.
O foco do serviço é atender aquelas crianças que estão em áreas de risco e em situação de vulnerabilidade social. Por isso, são propostas atividades para que elas ocupem o tempo em que estão fora da escola.
Enquanto a pandemia não passar e o contato físico continuar sendo evitado a distribuição dos kits vai continuar. Daqui a 15 dias, os pais ou responsáveis vão voltar nas unidades dos Cajuns e buscar uma novo kit com mais atividades. Esta é uma forma de aproximar os educadores das crianças.
*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno.