Geral

Duas mortes causadas por 'supergripe' são confirmadas no Espírito Santo

O Espírito Santo já registrou 20 casos Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 12 por H3N2, quatro por Influenza A não subtipada e outras quatro por Influenza B

A campanha de vacinação vai até o dia 9 de junho Foto: Romero Mendonca/Secom

Duas mortes causadas pela Influenza A (H3N2), a chamada supergripe, foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no Espírito Santo. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (6).

De acordo com a Sesa, somado com as mortes, já foram registrados 20 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, sendo doze por Influenza A (H3N2), quatro por Influenza A (não subtipado) e quatro por Influenza B.

A Sesa recebeu 1.065.500 doses da vacina para a Campanha Nacional, que eram suficientes para atender o público prioritário já definido: crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), trabalhadores da saúde, indígenas e professores das escolas do ensino básico ao superior.

O Ministério da Saúde já comunicou que não enviará novas doses, sendo assim, a ampliação para o restante da população será feita com as doses de vacinas remanescentes que estão nas unidades de saúde dos municípios.

Não há vacina contra a gripe no estoque da Sesa, todas foram distribuídas aos municípios. Até o momento, 805.502 pessoas foram imunizadas, o que representa 83,16% da cobertura vacinal do público-alvo no Espírito Santo. A campanha termina na próxima sexta-feira (9).