Com as orientações dos órgãos de saúde, nacionais e internacionais, para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações que contribuam para a proliferação do Novo Coronavírus, o consumo de internet tem aumentado consideravelmente nos último mês.
É o que indica um levantamento da Loga Internet. A operadora identificou um crescimento de 25% durante os dias úteis e em horário comercial. Dentre os serviços mais utilizados estão as plataformas de streaming e as redes sociais.
Para tentar diminuir o impacto do crescimento da demanda de infraestrutura de internet, operadoras estão disponibilizando alguns serviços com uma definição reduzida. A medida pretende garantir o acesso de todos a rede, principalmente, das pessoas que precisam para atividades como home office e aulas on-line.
Os dados foram coletados com base no comportamento dos clientes da Loga, nos municípios de Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Piúma, Sooretama, Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e em Teixeiras de Freitas, na Bahia.
Segundo o especialista em Tecnologia da empresa Renato Souza, as medidas emergenciais para que este aumento de tráfego visam não comprometer a comunicação. “Tivemos que projetar e executar várias ampliações de hardware na nossa rede para aumentar nossa capacidade de tráfego em até 50%. O momento que estamos vivendo hoje exige esforços extras para o benefício da nossa sociedade”, comenta.