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"É humilhante", desabafa moradora sobre falta d'água em Vitória

O Procon da Capital abriu um processo administrativo e notificou a companhia após reclamações de moradores da Grande São Pedro sobre a falta d'água na região

Foto: Reprodução

O problema da falta d’água continua em Vitória e atinge, principalmente, moradores de bairros da região da Grande São Pedro. O problema já dura quase uma semana. Em algumas casas, até começou a cair água nas torneiras nesta quinta-feira (03), mas ainda está longe de ser o ideal.

Na casa da Tiara Oliveira, a situação está complicada. Ela tem quatro filhos pequenos, sendo a mais nova, uma bebê de um ano. A dona de casa contou que passou a madrugada inteira lavando roupa com a pouca água que conseguiu na casa de vizinhos.

A esperança dela era de que na quinta-feira (3), tudo voltasse ao normal. No entanto, apenas pouca água saia da torneira.

“Não tem como ficar sem água. Quem tem criança sabe, quem é pai de família sabe que tem que ter. Não existe. Isso não é certo. Tem que ser feito alguma coisa. Eles ganham muito dinheiro e fica assim? É muita humilhação”, desabafa.

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Em outra casa do bairro, mora um casal de idosos. A rotina de Ciro de Souza, de 73 anos, e da dona Ionice, de 64, fica muito difícil. Doentes, eles precisam de cuidados, mas sem água, não conseguem fazer o básico.

“Tem dias que nem o rosto a gente consegue lavar. O talão continua vindo e estão todos pagos. Eu sou correto com eles, queria que eles fossem corretos comigo”, desabafou.

A crise da falta de água em bairros da Grande Vitória chegou a mobilizar o Procon. Na quarta-feira (02), o órgão notificou a Cesan, exigindo que não fizesse cobranças aos consumidores referente aos dias em que houve falha no abastecimento e que a empresa providenciasse uma solução imediata.

A companhia pode ser multada em mais de R$ 12 milhões e, em último caso, até perder a concessão pública. De acordo com a gerente do Procon de Vitória, Denize Izaita, na próxima segunda-feira (07) será realizada uma reunião com representantes da Cesan.

“A audiência de segunda-feira é parte de um rito processual que caminha para a aplicação de penalidades. Vamos respeitar cada momento do processo e, é claro, ouvir amplamente a companhia”, disse.

Nesta quarta-feira (02), o órgão já havia notificado a Cesan após reclamações de moradores da região. No dia anterior, a população fez um protesto por conta das falhas no abastecimento de água.

A gerente do Procon destacou que a reunião da próxima segunda-feira será importante para ouvir o posicionamento da Cesan e os argumentos para a dificuldade de lidar com o problema dos moradores.

“Esse é o momento de abrir para argumentações, para defesa e também para o cumprimento das determinações que fizemos. Solicitamos que o serviço fosse imediatamente restabelecido e, não havendo essa possibilidade, o serviço deveria ser oferecido por meios alternativos e gratuito”, explicou.

A Cesan disse que disponibilizou carros-pipas para atender os moradores que ainda enfrentam problemas no abastecimento de água.

“Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, essa multa parte de R$ 818 e pode chegar a mais de R$ 12 milhões. O Procon é um órgão conciliador e funciona em caráter educativo, mas também temos o caráter sancionatório e não podemos fugir dessa característica. Tendo em vista a reiterada má prestação do serviço público, vamos dar sequência ao processo administrativo”, explicou.

Segundo a gerente do órgão, em último caso, a Cesan pode ter o contrato com o município reincidido. Denize explicou, no entanto, que essa decisão parte da gestão municipal.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que o contrato entre a prefeitura e a Cesan tem entre as determinações a qualidade na prestação de serviço à população.

“O contrato firmado e estabelecido entre a Prefeitura de Vitória e a concessionária traz exigência na qualidade da prestação de serviço. Um quadro totalmente diferente do que vivemos hoje, com a absoluta descontinuidade na prestação de serviço. Diante disso, determinamos a notificação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e também da Cesan para a aplicação das sansão por conta do ocorrido, como a multa administrativa e até mesmo a rescisão desse contrato”, disse.

Consumidor não pode ser cobrado caso haja irregularidades no abastecimento de água, diz Procon

Uma recomendação importante é para que os moradores fiquem de olho nas contas quando chegarem. Segundo a gerente do Procon, em caso de falhas no abastecimentos, as taxas não podem ser cobradas.

“A água é um serviço essencial. Como é essencial e é prestado por órgão públicos, através das concessionárias, ele tem que ser adequado, seguro, eficiente e continuo. Se você recebe um pinga-pinga na sua casa, não recebeu com regularidade, você não pode ser cobrado. É interessante que o consumidor anote os dias que houve desabastecimento ou abastecimento irregular. Em todos esses dias, deverá haver desconto nas contas. Caso não haja, as pessoas podem procurar o Procon”, explicou.

O diretor operacional da Cesan, Thiago Furtado, explicou que os carros-pipa disponibilizados são gratuito e também não haverá cobranças de água por conta da interrupção do serviço.

“Não tem cobrança pelo caminhão-pipa. Em relação à cobrança pela água, no caso do desabastecimento, fazendo a medição da água é o relógio na frente da casa. Se não tem água chegando em casa, não está gerando conta para o cliente”, disse.

Outras cidades do ES também enfrentaram problemas no abastecimento de água nesta semana

No início da semana, moradores de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana relataram problemas no abastecimento de água. Muitas pessoas enviaram relatos ao jornalismo da Rede Vitória para falar sobre o problema.

Em alguns bairros, a água voltou entre a noite de segunda-feira (28) e madrugada de terça-feira (01). No entanto, em bairros mais altos, como na região da Grande São Pedro, a população ainda convive com a falta d’água nas torneiras.

O que diz a Cesan?

A Cesan informou, em nota, que a falta d’água na Grande São Pedro vem ocorrendo porque o sistema que atende a região está sofrendo baixas pressões. Segundo a companhia, técnicos vêm atuando para encontrar a causa e restabelecer a normalidade no fornecimento de água.

O diretor de engenharia e meio ambiente da Cesan, Pablo Andreão, destacou que a companhia está seguindo as recomendações feitas pelo Procon. Veja:

Ainda conforme a Cesan, o problema foi agravado na última segunda-feira (28) pela falha no fornecimento de energia pela EDP, concessionária de energia elétrica, que provocou a interrupção do abastecimento para diversos bairros de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória.

“Tivemos um problema no fornecimento de energia elétrica, na sequência, um problema em um dos nossos equipamentos elétricos. Isso foi normalizado na segunda-feira, no período noturno a operação voltou em plena carga. Mas as redes secaram, quando seca e volta a distribuir, para chegar nas regiões mais longe e mais altas a gente precisa que a rede se encha e crie pressão. Isso ainda não foi possível. A gente pede para que as pessoas economizem água, principalmente aquelas das regiões mais baixas, porque isso ajuda a chegar água mais rápida nas regiões mais altas e distantes”, explicou o diretor operacional da Cesan.

Thiago lembrou que havia uma previsão para que a situação fosse totalmente normalizada nesta quarta-feira (02), mas admitiu que ainda não foi possível. Ele lembrou que a Cesan disponibilizou carros-pipa para atender a população que ainda não recebeu água.

A nova previsão é que o abastecimento seja normalizado até a manhã desta sexta-feira (03).

O que diz a EDP?

A EDP, no entanto, informou que enviou uma equipe para inspecionar a rede e constatou uma falha interna em um dos equipamentos que pertence a Cesan. Segundo a EDP, o reparo foi realizado pela própria Cesan.