Geral

É impossível ser feliz sozinho? Capixabas que não abrem mão da solteirice mostram que não

Se no Dia dos Namorados os casais celebram o amor e a união, no Dia dos Solteiros é a vez dos desapegados de plantão comemorarem a liberdade

Poucos sabem, mas nesta segunda-feira (15) é comemorado o Dia do Solteiro. A data não é tão popular e sua origem desconhecida, mas não faltam pessoas para celebrar. Entre os solteirões, existem aqueles que são por convicção, que estão sozinhos porque gostam mesmo,  e também os que estão só por obrigação, pois ainda não encontraram alguém especial.

O que ambos tem em comum? A liberdade. Se no Dia dos Namorados os casais celebram o amor e a união, no Dia dos Solteiros é a vez dos desapegados de plantão comemorarem a carreira solo. E motivos não faltam!

Há quem acredite que Tom Jobim estava certo quando afirmou em uma de suas composições que “é impossível ser feliz sozinho”. Por outro lado, uma galera apresenta controvérsias e prova que estar sozinho pode ser uma das melhores coisas da vida. 

Para falar sobre os prós e contras de ser solteiro, nada melhor do que o depoimento de quem já esteve dos dois lados da moeda. Confira o depoimento de capixabas a respeito do assunto! 

Alinny Vorpagel, 22 anos – Professora

 “Eu namorei sete meses e estou solteira há quase um ano e meio. As vantagens que eu vejo em ser solteira é a liberdade de ir onde eu quiser, sem ter que dar satisfação além da minha mãe e poder estar sempre com os meus amigos. Outra parte boa é estar sempre com o coração tranquilo, sem preocupações. As desvantagens é que, se você namorava antes, vai sentir falta da pessoa até conseguir esquecer completamente. Então nem sempre estar sozinha é bom, às vezes faz falta gostar de alguém.”

Wilson Gomes, 22 anos – Universitário 

 “Meu primeiro e último relacionamento durou dois anos. Terminei há uno e meio e agora estou me dedicando aos estudos e ao trabalho. A vantagem que vejo em ser solteiro é não ter que dar satisfação pra ninguém, porque nunca gostei muito de ficar me explicando pra ninguém. A desvantagem é que quando bate a carência não tem ninguém. Futuramente eu penso em ter um relacionamento, claro, mas agora não é o momento.”

Ludmila Barbosa, 21 anos – Universitária

“Eu tive um relacionamento que durou cerca de 3 anos e estou solteira há 4. Ser solteira tem seus prós e contras, mas tudo depende de como
você leva a vida. Quando você tem a ciência de que não precisa de um complemento para estar bem consigo mesmo, o status “namorando e solteiro” é o que menos importa. Essa liberdade que falam por aí é verídica. Sair sem se procurar com a hora de voltar, passar um ou mais finais de semanas estudando sem se preocupar se está ou não dando a devida atenção para o outro e literalmente fazer o que tiver vontade. Porque um relacionamento requer que você cuide de você e do outro também. Não que o tempo que passeia namorando tenha sido ruim, mas essa minha fase de solteira têm sido bem melhor, não vejo desvantagens”. 

Lane Oliveira, 23 anos – Universitária

“Meu namoro mais longo foi de três anos, os outros duraram meses só. É muito difícil encontrar alguém que saiba que namoro não é prisão e talvez essa seja a melhor parte de ser solteiro, ter a liberdade de fazer o que quiser, ir ao lugar que quiser e com quem quiser. Isso são coisas que se você não namorar com alguém bem resolvido, acaba se privando e deixando de fazer”.