Mais um eclipse lunar parcial poderá ser observado em parte do Brasil neste sábado (28). O fenômeno terá maior visibilidade em parte de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, mas também poderá ser acompanhado de outras regiões.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Durante o fenômeno astronômico, uma pequena parte do satélite natural é momentaneamente encoberta pela sombra da Terra.
“Temos dois tipos de sombra: a penumbra e a umbra. A primeira é uma sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol. Quando a Lua está completamente mergulhada nessa sombra ocorre o eclipse penumbral e não se percebe diferença no brilho da Lua. Já a umbra é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua“, explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
A fração do diâmetro da Lua coberto pela umbra da Terra será de apenas 0,122, de acordo com ela. Durante o evento astronômico, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte também poderão observar o eclipse com cobertura máxima de 6% durante o nascimento da Lua.
LEIA TAMBÉM: Ponto facultativo? Saiba o que governo do ES e prefeituras definiram
Nas demais localidades, o eclipse será penumbral, já que a Lua terá passado pela fase parcial antes de surgir no horizonte. Segundo Josina, do Observatório Nacional, em todos os eclipses parciais, o fenômeno passa primeiro pela fase penumbral, seguida da fase parcial e, por fim, a penumbral novamente.
“É importante lembrar que os eclipses da Lua ocorrem durante a Lua Cheia e que a Lua Cheia nasce quando o Sol se põe. Portanto, para observar este espetáculo, é recomendável procurar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua nascerá com o eclipse em andamento“, disse.
Como será visibilidade do eclipse no Espírito Santo e qual melhor horário para observar?
De acordo com a plataforma Time and Date, que monitora e projeta a visibilidade dos fenômenos astronômicos no mundo, o eclipse deste sábado (28) terá visibilidade de cerca de 0,47% no Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM: Corpo da cantora gospel Sara Mariano é encontrado carbonizado
O melhor horário para visualizar será entre 17h48 e 19h26, se o tempo colaborar, já que para maior parte do Estado, a previsão é de tempo nublado.
Assista eclipse lunar deste sábado ao vivo
Conheça os tipos de eclipses lunares
Eclipse lunar penumbral
É o tipo mais sutil de eclipse lunar. Ocorre quando a Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra). Ou seja, quando não se vê o disco de sombra da Terra sobre a Lua, mas sua luminosidade diminui um pouco porque o cone de sombra da Terra está próximo.
Eclipse lunar parcial
Quando a sombra da Terra encobre parcialmente o disco da Lua, de acordo com o movimento do nosso planeta e do seu satélite natural ao redor do Sol. Ou seja, apenas uma parte da Lua é atingida pela sombra da Terra.
Eclipse lunar total
Quando o disco da Lua é totalmente encoberto pela sombra da Terra. A parte mais escura da sombra da Terra – a umbra – cobre a Lua no meio do eclipse.
*Com informações do Estadão Conteúdo.