A concessionárias que administra a BR-101, a Eco, irá implantar viadutos no município de Viana, para eliminar cruzamentos com semáforos.
O local onde serão implantados os dois viadutos ficam no trecho urbano de Viana, nos Kms 298 e 298 + 500. Com a implantação de dois viadutos, o fluxo de veículos na BR-101 será contínuo, sem a necessidade de paradas para cruzamento de veículos. Para a realização da obra, a Eco101 irá investir cerca de R$ 33 milhões de recursos provenientes do pedágio.
A obra será iniciada no mês de julho de 2016 com previsão de encerramento em setembro de 2017.
Atualmente, os cruzamentos dos Kms 298 e 298 + 500 são realizados através de cruzamentos semaforizados, o que causa retenção no tráfego da região. Com a implantação dos viadutos, este cruzamento em nível será extinto. “Este processo faz parte da readequação do sistema viário daquela região. Não haverá mudança no local dos cruzamentos existentes”, disse o gerente de engenharia e ampliação da Eco101, Luis Salvador.
Este tipo de obra tem como principais objetivos proporcionar mais fluidez e segurança ao tráfego na rodovia. Com a implantação dos viadutos, o tráfego local não será interrompido nos cruzamentos.
Além de benefícios para o motorista, a obra também irá proporcionar mais segurança para os pedestres que precisam atravessar a pista. Os dois dispositivos irão possuir área de passeio para pedestre. “A pessoa que antes precisava se arriscar cruzando a pista central da BR, irá contar com calçadas sob os viadutos, com acessos pelas vias locais”, explicou o gerente.
Durante a execução da obra de implantação das passagens em desnível, o tráfego da pista central será desviado para as marginais, nos dois sentidos da BR-101/ES. “Trabalhamos para causar o menor impacto possível para os usuários. Porém, sabemos que uma obra desta grandeza causará alguns transtornos para o tráfego na região”, comentou Luis Salvador.
Contenção do talude
Além da implantação dos viadutos, a Eco 101 também irá realizar obras de contenção do talude na lateral da pista sul no Km 298 + 500, em Viana, e readequação do sistema de drenagem. A obra é esperada pela população vianense antes do início do programa de concessão da BR-101/ES.
A melhoria será a primeira etapa para as obras de implantação dos viadutos no mesmo trecho. A previsão é de que a contenção do talude esteja concluída em 90 dias. Durante esse período, haverá interdição de uma faixa na via local e bloqueio do retorno no KM 298 + 500. No entanto, o usuário terá uma opção retorno há 500 metros.