O Pavilhão de Carapina recebe novamente o eCommerce.Es nos dias 19 e 20 de setembro. A terceira edição do evento organizado pela consultoria IntegralCommerce mantém o formato de sucesso dos anos anteriores, com congresso e diversas palestras atrelado a uma feira de negócios trazendo expositores de soluções nacionais e internacionais para todo ecossistema de vendas pela internet.
Entre os destaques de conteúdo, o fundador da plataforma Loja Integrada, do G4 Educação e autor do best-seller Bora Vender, Alfredo Soares, será um dos palestrantes. A curadoria do evento traz também lideranças de grandes empresas nacionais e multinacionais ao lado dos maiores cases capixabas de empreendedorismo, inovação e vendas online. Os mercados de Varejo, Indústria, Distribuição, Serviços e Alimentação estarão representados tanto no palco como na feira de negócios.
Estão confirmadas presenças de executivos da Levi’s, Ambev, Unilever, Claro, AR&Co- Reserva, Gallerist, Mercado Livre, Tik Tok, Google, entre outros. As operações capixabas que já garantiram presença no palco são Origens, Carol Neves, Cescom Distribuidor, True Source, Papelaria Unicórnio, Bluwe e Grupo Extrabom.
Uma das novidades em conteúdo para 2024 é o congresso Food Tech, que será realizado dentro do eCommerce.ES. Focado na necessidade crescente de digitalização das operações de alimentação, seja na venda por aplicativos, delivery próprio, atuação em redes sociais e aplicativos de mensagem. Um dos palcos terá um dia inteiramente dedicado ao assunto, com Ifood, Zé Delivery, ATW Delivery, Gol Burger e Yooga já confirmados, em uma parceria do evento com o Sindicato dos Bares e Restaurantes do ES.
Consultor e co-fundador do eCommerce.ES, Daniel Costa é responsável pela curadoria de conteúdo e destaca o potencial transformador do evento. “Desde a primeira edição, nossa intenção é provocar um salto de maturidade nas empresas e profissionais do mercado, mesclando no palco grandes referências nacionais com cases capixabas que a cada ano conseguem se destacar. A participação de empresas locais como palestrantes tem sido cada vez maior e, para nós, é um sinal que o propósito do evento tem se concretizado”.
O eCommerce.ES segue como o maior evento do mercado fora de São Paulo, atraindo mais de 4 mil pessoas de todo ES, demais estados do Sudeste e participantes da região Sul e Nordeste. Seu modelo inovador de congresso, estrutura e programação virou referência a demais eventos locais desde a primeira edição, e a produção do evento, sob responsabilidade da Ativação Live Mkt, promete mais novidades para 2024.
Nova planta e novos formatos de estande foram criados para privilegiar a circulação entre a feira de negócios e os três palcos de conteúdo, esse ano todos abertos. Já a Área VIP, centralizada na planta e com palco dedicado, permitirá o contato com palestrantes, empresários e executivos presentes nesta edição. Empresas expositoras terão oportunidade de criarem seus próprios auditórios com mostras paralelas de palestra e workshops, inspirados nos maiores eventos de inovação do mundo. O horário foi alterado em relação às edições anteriores, com abertura dos portões e credenciamento às 13hs tanto na quinta (19) quanto na sexta (20). O encerramento passa para 20hs, após happy hour nos dois dias.
“A feira de negócios conta com dezenas de estandes e diversas empresas de todo o ecossistema necessário para iniciar ou alavancar as vendas de produtos e serviços pela internet. Queremos transformar a vida das pessoas presentes no evento trazendo as melhores soluções em tecnologia, logística, marketing, pagamentos, marketplaces, operações e muito mais”, informa o co-fundador do eCommerce.ES e consultor Thiago Munaldi, responsável pela seleção das empresas expositoras.
Números das edições anteriores
2022 – Centro de Exposições de Vitória (1 dia de evento)
2023 – Pavilhão de Carapina (2 dias de evento)
Mas de 6 mil inscritos
116 palestras em mais de 36hs de conteúdo
80 temas em 15 trilhas de conteúdo
47 empresas expositoras
Mais de 1000 empresas presentes
Dados do e-commerce no Brasil
De acordo com o relatório E-Bit/Nielsen em sua edição mais recente (fechamento 2023), o e-commerce ultrapassou R$250 bilhões em faturamento no Brasil e voltou ao patamar de importância da época da pandemia. A participação das vendas online tem variado em relação ao total do varejo no Brasil entre 12% e 18% nos últimos anos, com pico durante a pandemia e posterior queda após a reabertura das lojas físicas. Mas com crescimento constante – e de dois dígitos – desde então.
As categorias com maior crescimento em relação aos anos anteriores são do grupo “FMCG”, frequentemente adquiridas em supermercados e mercearias, indicando a mudança definitiva de padrão de consumo no Brasil, ao exemplo do movimento que já ocorreu em países desenvolvidos. Do público consumidor online, 14% informou comprar exclusivamente por aplicativos de entrega, e 64% mesclando entre sites/lojas online e aplicativo.
Sobre o impacto das redes sociais, 50% dos entrevistados pela Nielsen informaram que há um peso alto ou muito alto das informações consumidas nas redes para suas decisões de compra. Sendo 7% reconhecendo a influência das redes sociais como total em suas decisões. As categorias de Moda e Acessórios, Eletrônicos e Cosméticos são as que recebem maior impacto no quesito influência das redes.
Sobre a IntegralCommerce
Fundada em 2021 pelos consultores Thiago Munaldi e Daniel Costa, a IntegralCommerce é uma consultoria especializada em projeto, implantação e gestão de e-commerce, marketplaces e demais operações que envolvam digitalização das vendas. Com mais de 200 empresas atendidas, de multinacionais a pequenos empreendedores nos mercados B2B, B2C, Indústrias, Distribuidoras e Marketplaces.
Com metodologia própria para modelagem de negócios, gestão de projeto de implantação das operações e gerência de e-commerce, a IntegralCommerce é especializada em treinamento e transferência de tecnologia para a transformação digital das empresas que buscam a omnicanalidade apoiada na tecnologia.
Observando o mercado local, todo seu potencial e carências, os consultores da IntegralCommerce idealizaram o eCommerce.ES e desde 2022 lideram a realização do evento mesclando conteúdo com a presença das soluções de mercado em uma feira de negócios. Tudo com a intenção de acelerar o ganho de maturidade local para vendas digitais.
Serviço
eCommerce.ES 2024
Pavilhão de Carapina – 19 e 20 de Setembro, das 13h até 20hs
Ingressos à venda pelo www.ecommercees.com.br
A partir de R$300 (primeiro lote disponível até julho 2024)
Informações para imprensa, comercial e palestras
Thiago Munaldi 2799246-2498 [email protected]
Daniel Costa 11 99652 6545 [email protected]