O investimento em cultura tornou-se um tema polêmico no Brasil, principalmente depois que a Lei Rouanet, Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991 ficar conhecida em todo o país. Leis como esta tem por objetivos principais democratizar o acesso à cultura, estimular a produção regional, valorizando conteúdos locais, e apoiar as manifestações culturais e seus respectivos criadores.
Com esta finalidade, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) incetiva a área há 10 anos através dos Editais de Cultura, que oferecem meios de produção para a comunidade na tentativa de proporcionar uma maior inclusão social.
Neste ano, os editais terão mais de R$ 10 milhões em investimento só com o recurso do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), R$ 3.340 milhões com recursos de parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e a Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) direcionados a projetos como Ocupação Social, que tem como propósito principal promover oportunidades de educação, empreendedorismo e renda para jovens que residem em áreas com maior risco de violência.
Além disso, serão disponibilizados mais de 44 editais em diferentes áreas, nos quais grupos culturais, artistas e demais interessados poderão se inscrever.
Os prêmios serão divididos em diversas áreas temáticas, entre elas: locomoção; artes cênicas; música; literatura; artes visuais; patrimônio imaterial e entre outros.
As inscrições para os editais deste ano começariam nesta sexta (22), mas segundo a assessoria da Secult, devido a ajustes internos, foram adiadas para o dia 27 de junho. E neste ano, o cadastro poderá ser feito online!
Oficinas
Para garantir a divulgação e o acesso de toda a população aos editais, a Secult em parceria com a equipe da Funcultura irão promover, a partir do próximo mês, oficinas gratuitas com o objetivo de promover a capacitação dos interessados em participar dos Editais.
Além de informar aos participantes sobre os critérios de seleção, prazos de execução e valores dos prêmios, as oficinas irão orientar o público a documentação necessária e como deve ser feita a inscrição.