O governo federal lançou edital para contratar a empresa especializada que vai elaborar o projeto de duplicação de 180 quilômetros da BR-262 em território capixaba. O aviso de licitação foi publicado na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União.
O projeto prevê intervenções como viadutos, pontes, passarelas e até mesmo um túnel, que serão feitos ao longo da via entre Viana (no entroncamento da 262 com a BR-101) e a ponte sobre rio José Pedro, próximo a Irupi, na divisa do Estado com Minas Gerais.
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O processo será conduzido pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O anúncio do edital havia sido feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, na semana passada, durante visita às obras do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra.
A empresa vencedora terá que desenvolver projetos de engenharia voltados à adequação da capacidade da via, com obras de duplicação e de restauração da pista existente.
A duplicação será realizada inclusive sobre 17 pontes localizadas ao longo do trecho. Também há previsão de construção de viadutos, passarelas de pedestres e um túnel ao longo da rodovia. A licitação é estimada em R$ 35,1 milhões.
Vence quem apresentar o melhor preço. O contrato terá duração de três anos e o prazo do contrato será de dois anos e meio (30 meses). A proposta vencedora será conhecida em 26 de abril.
Segundo o Ministério dos Transportes, as intervenções previstas atendem demanda antiga da comunidade e usuários da rodovia. Considera que as melhorias devem impulsionar ainda as atividades econômicas e fomentar o turismo na região.
A BR-262 é considerada essencial ao transporte de cargas rumo aos portos do Estado, pois faz conexão entre o litoral com a áreas de produção agropecuária, comercial, industrial e de mineração.
Também é caminho para o litoral e a região serrana do Estado. Embora tenha tráfego intenso de caminhões e de veículos de transporte de passageiros, com volume diário de 7 mil veículos, a estrada conta hoje com faixas simples em praticamente toda a sua extensão.
Duplicação da BR 262 se arrasta há 10 anos
Em 2013, sob o governo Dilma Rousseff (PT), a BR 262 passou por processo de licitação, mas não houve interessados.
Em 2019, já na gestão de Jair Bolsonaro (PL), o governo federal reconheceu que duplicar toda a rodovia apenas com dinheiro público seria uma tarefa difícil diante das restrições orçamentárias.
Foi quando a concessão do trecho, junto da BR-262, foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para estudos da concessão.
Em 2021, o Ministério da Infraestrutura enviou um novo projeto de concessão da BR ao Tribunal de Contas da União (TCU), que deu aval ao plano em julho de 2022.
Em agosto daquele ano, o processo teve andamento e a Agência Nacional de Transportes Terrrestres (ANTT) anunciou a aprovação do edital de concessão da BR-262, entre o Espírito Santo e Minas Gerais.
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O leilão para as empresas interessadas foi marcado para novembro, mas teve que ser adiado para fevereiro de 2022.
Porém, naquele mês, acabou suspenso pela ANTT, por falta de interessados.
Confira as futuras intervenções
Viaduto de Acesso à Viana. Comprimento estimado: 28 m
1º Viaduto no Acesso à Santa Isabel. Comprimento estimado: 10,7 m
2º Viaduto no Acesso à Santa Isabel. Comprimento estimado: 10,7 m
1º Viaduto no Acesso à Domingos Martins. Comprimento estimado: 8,63 m
2º Viaduto no Acesso à Domingos Martins. Comprimento estimado: 8,81 m
Viaduto de Acesso à Marechal Floriano. Comprimento estimado: 10 m
Viaduto de Interseção ES – (Parajú). Comprimento estimado: 10,7 m
1º Viaduto de Acesso à Santa Maria de Araguaia. Comprimento estimado: 9 m
2º Viaduto de Acesso à Santa Maria de Araguaia. Comprimento estimado: 9 m
1° Elevado Na Travessia de Ibatiba – Ld/Le. Comprimento estimado: 104 m
2° Elevado Na Travessia de Ibatiba – Ld. Comprimento estimado (m): 168
2° Elevado Na Travessia de Ibatiba – Le. Comprimento estimado: 170,7 m
Elevado “A” Na Travessia de Venda Nova – Ld/Le. Comprimento estimado: 296 m
Elevado “B” Na Travessia de Venda Nova – Ld/Le. Comprimento estimado: 296 m
Elevado “C” Na Travessia de Venda Nova – Ld/Le. Comprimento estimado: 200 m
Elevado em Ferradura. Comprimento estimado: 96 m
Elevado para inversão de traçado na Entrada do Túnel. Comprimento estimado: 96 m
Elevado Para Inversão de Traçado Na Saída do Túnel. Comprimento estimado: 104 m
Passagem Superior de Iúna. Comprimento estimado: 12 m
Ponte Sobre o Rio Castelo na Alça de Acesso à ES-165. Comprimento estimado: 30 m
Túnel Projetado. Comprimento estimado: 711 m
Trechos que serão restaurados
Viaduto E.F.L. Viana – Km 19. Comprimento existente: 50 m
Ponte Sobre o Córrego Santo Agostinho – Km 21,02. Comprimento existente: 24,5 m
Ponte Sobre o Rio Jucu – Km 29,04. Comprimento existente: 77 m
Ponte Sobre o Rio Jucu – Braço Sul – Km 46,93. Comprimento existente: 55,5 m
Ponte Sobre o Rio Fundo – Km 49,44. Comprimento existente: 14,80 m
Ponte do Km 69,360 – LE Comprimento existente: 10,80 m
Ponte do Km 69,360 – LD. Comprimento existente: 30 m
Ponte do Km 73,030. Comprimento existente: 55,50 m
Ponte Sobre o Rio Jucu – Braço Sul II – Km 77,110. Comprimento existente: 39,30 m
Pontilhão Sobre o Córrego dos Cavalos – Km 83,880. Comprimento existente: 4,6 m
Ponte Sobre o Rio Jucu – Braço Norte – Km 94,950. Comprimento existente: 20 m
Viaduto do Km 100,660. Comprimento existente: 17,6 m
Viaduto do Km 100,940. Comprimento existente: 55,3 m
Viaduto – Venda Nova do Imigrante III – Km 104,880. Comprimento existente: 8,50 m
Ponte Sobre o Rio São João de Viçosa – Km 111,220. Comprimento existente: 30 m
Ponte Sobre o Rio Castelo – Km 114,910. Comprimento existente: 30 m
Viaduto do Km 116,100. Comprimento existente: 42,30 m
Ponte Sobre o Ribeirão do Meio – Km 125,320. Comprimento existente: 40 m
Ponte Sobre o Rio Pardo – Km 159,500. Comprimento existente: 51,40 m
Ponte Sobre o Córrego Santa Clara – Km 168,150. Comprimento existente: 128 m
Ponte Sobre o Rio São José II – Km 172,970. Comprimento existente: 97,70 m
Ponte Sobre o Rio São José I – Km 173,840. Comprimento existente: 75,40 m
Ponte Sobre o Rio São Pedro – Km 196,300. Comprimento existente: 200 m