Com isso, foram apresentados o cronograma e as diretrizes para esta edição. O período de inscrições ocorrerá entre 27 de maio e 7 de junho, e as provas estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro.
LEIA MAIS: Outback tem perdas e cogita venda de filial no Brasil; entenda o que aconteceu
A taxa de inscrição permanece em R$ 85 e poderá ser quitada por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco), até o dia 12 de junho. Para efetuar o pagamento via Pix, basta acessar o QR code disponível no boleto.
Além disso, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado ainda nesta segunda-feira. O Inep também publicou um edital específico para essas solicitações e para as justificativas de ausência.
É importante destacar que a aprovação da isenção e da justificativa de ausência não implica na inscrição automática. Os candidatos precisam se inscrever para participar do exame.
Quanto ao uso do nome social, não será necessário enviar documentos comprobatórios durante a inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros serão identificados de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal.
O Enem 2024 contará com aprimoramentos na identificação dos participantes visando aumentar a segurança durante a aplicação das provas. Documentos digitais como e-Título, CNH digital, RG digital e Carteira de Identidade Nacional (CIN) serão aceitos como forma de identificação.
Por fim, será disponibilizada a reaplicação das provas nos dias 10 e 11 de dezembro para os participantes que atenderem aos critérios estabelecidos, sendo uma novidade desta edição.
LEIA TAMBÉM: Cármen Lúcia e Nunes Marques assumem presidência e vice do TSE