O Dia do Professor é uma data para refletirmos sobre o papel dos educadores na construção de um futuro melhor.
Reconhecer o esforço dos professores, mesmo diante de desafios como a falta de recursos, condições adversas e desrespeito à profissão é também reconhecer a importância da educação para o desenvolvimento cultural, social e econômico do país.
Em um mundo em constante mudança, onde tecnologias emergentes transformam a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, mais do que nunca o professor é aquele que inspira, desperta curiosidades, que nos guia por caminhos de descoberta e crescimento pessoal, e, principalmente, ensina a pensar de maneira crítica.
A capacidade de análise e interpretação é uma habilidade que precisa ser cultivada.
Cada aula é uma semente plantada na mente dos estudante que, ao germinar, pode ser tornar a solução para grandes dilemas do nosso tempo.
E para que esse processo continue florescendo é necessário um esforço coletivo, envolvendo governos, instituições de ensino e a sociedade, para garantir melhores condições de trabalho e remuneração adequada.
Políticas públicas que invistam na formação inicial e continuada, no bem-estar dos docentes e na modernização das escolas são passos fundamentais para que eles sigam exercendo a profissão com a excelência que desejamos.
Afinal, a educação é a ação mais poderosa para transformar a vida e o professor é, em essência, o facilitador do aprendizado, aquele que organiza e contextualiza as informações, responsável por mediar o acesso ao saber e formar cidadãos capazes de participar ativamente da vida social e econômica.
Nosso mais sincero respeito àqueles que se dedicam a ensinar com paixão e compromisso.