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EDP alerta para ação de golpistas no interior do Espírito Santo. Saiba como evitar e denunciar

Todos os serviços prestados pela empresa são cobrados na fatura de energia e os funcionários e veículos são identificados com logo da empresa

Foto: reproidução

Moradores de cidades das regiões Serrana e Sul do Espírito Santo estão sendo vítimas de golpistas. De acordo com a distribuidora de energia elétrica no estado, EDP, houve registros de casos nos municípios de Venda Nova, Castelo, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul.

As denúncias mostram que pessoas não autorizadas estão acessando os transformadores e violando os equipamentos. Outra prática relatada são de que golpistas, fingindo ser funcionários da concessionária, estão tentando extorquir dinheiro de moradores nas suas residências, afirmando que o relógio medidor de consumo está violado e que, se o consumidor não pagar um valor, será multado pela empresa.

Segundo a EDP, furtos do tipo podem resultar em vários problemas à população. Nas áreas rurais, por exemplo, as linhas de produções são afetadas e podem trazer grandes prejuízos aos produtores com a queda de produtividade. Nas áreas urbanas, além da falta de energia nas residências e comércios, é possível que até a rede de iluminação pública fique desenergizada, deixando os moradores sujeitos aos assaltos.

Para evitar problemas do tipo, a concessionária orienta que população faça a denúncia para a Polícia Militar, registrando Boletim de Ocorrência, caso fatos como este ocorram. A EDP também alerta que, em hipótese alguma, os clientes devem pagar por serviços prestados em domicílio. Todos os serviços prestados pela empresa são cobrados na fatura de energia.

A Distribuidora informa que tanto os colaboradores próprios, quanto os prestadores de serviço/terceiros, que atuam em contato com os clientes ou na manutenção da rede elétrica, podem ser identificados por meio do uniforme, com a logomarca da Companhia. Os profissionais de campo, como os eletricistas, utilizam veículos também padronizados com a marca da empresa fornecedora/terceirizada e da EDP. A frase “A serviço da EDP” é uma das características dos veículos que andam nas ruas e de fato são prestadores de serviços para a Companhia.

Para sanar dúvidas ou realizar denúncias, os clientes devem entrar em contato pelas Agências de Atendimento presenciais, pelo site, aplicativo EDP Online ou por meio da Central de Atendimento ao Cliente 0800 721 0707, com ligação gratuita e 24 horas.