O município de Alegre realizou na última quarta-feira (28), o 2º Encontro dos Macrocentros Sul e Extremo-Sul, evento voltado aos profissionais da área de educação e alguns secretários municipais para discutir a Educação no Campo. Participaram do evento mais de 50 profissionais da educação de toda a região sul.
O objetivo do encontro foi fortalecer a educação na área rural em todos os aspectos. “Este é um momento único para os servidores do município. Trocamos sugestões, partilhamos ações de sucesso, discutimos cronogramas e pontos importantes para a Educação no Campo. Precisamos compreender e priorizar as diferenças que existem entre a educação dada no centro das cidades e no campo. São necessidades distintas e estamos buscando estar sempre à frente dessas demandas”, comenta a secretária de Educação de Alegre, Simone Corrente.
Desde o início de 2017, diversas mudanças têm sido adotadas para melhorar a educação municipal. Para as escolas da zona rural, a Secretaria de Educação implantou as adequações da Lei 11738/2009, que obriga os municípios a estruturarem a carga horária dos professores para que eles possam ter mais duas horas de atividades voltadas para planejamento enquanto os alunos participam de aulas recreativas, como: educação física, informática e arte.
“Encontramos uma escola que nunca funcionou com energia elétrica no município. Adequar esses fatores para que as aulas de informática sejam levadas também para o campo tem sido nossa maior prioridade. Temos alunos que nunca tiveram oportunidade de tocar em um computador e isso será possível agora. Estamos muito animados com as oportunidades de mudança e os benefícios”, conclui Simone.