Por muitos anos a madeira clara reinou na decoração, mas a 24ª CasaCor Espírito Santo apontou uma forte tendência: o retorno da madeira escura. Considerada um material natural nobre, a madeira escura é ideal para quem busca imprimir sensações de aconchego e dar um ar sofisticado ao ambiente.
“Quanto mais escura é a madeira, mais resistente ela é. O pau-ferro e o jacarandá, por exemplo, são madeiras de lei, que hoje em dia não encontramos mais. O homem destruiu o que tinha. É um artigo muito requisitado lá fora, pelo europeus.”, contou a arquiteta Juliana Vervloet que, junto com Roberta Toledo e Maria Tereza do Amaral Nader, utilizaram o MDF de pau-ferro no Re.Canto (Do eu), na CasaCor ES. A lâmina se tornou a protagonista do ambiente, forrando um grande painel na parede e no teto. “Por muito tempo na arquitetura a gente explorou a madeira mais clara, já que as empresas ainda não tinham uma fiel reprodução da madeira nativa, para a lâmina de MDF. Hoje você olha as lâminas e diz que é madeira de lei, você não diz que é MDF.”, contou Juliana.
Forrações na parede, no teto e até na bancada da pia. As arquitetas Solana Marianelli e Italla Baptisti também apostaram nessa tendência, no ambiente Escape Cosmopolita. Com a lâmina de MDF pau-ferro, elas imprimiram ainda mais personalidade na sala de estar e na cozinha. ” O pau-ferro é considerado o ébano brasileiro – uma extinta árvore de raízes africanas -, e tá voltando com mais força, levando em consideração que agora temos esse tipo de material impresso em MDF, de forma mais acessível. Uma forma de enobrecer sem elevar tanto o custo. “
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, até em ambientes com um ar mais tropical, que é comum o uso da madeira clara, é possível sim, ter a madeira escura. Vitor Cipriano e Claudete Lovatti provaram isso no Studio Praiano.
“As madeiras escuras, diferente das madeiras claras que tem o ar mais descontraído, enobrecem o ambiente, deixando-o mais chique e requintado, além de trazer mais aconchego e aquecer o espaço. Essa foi a nossa escolha na CasaCor ES, já que queríamos criar um espaço mais aconchegante, mais intimista.”, disse Vitor.
Clássico, rústico, despojado… Independente do estilo da decoração, a madeira escura se encaixa muito bem! Mas é preciso saber utiliza-la da maneira correta para não “pesar” no ambiente. A arquiteta Juliana Vervloet conta que uma dica é saber equilibrar. “É importante criar um contraste com os outros móveis. Por exemplo, utilizamos o sofá, o tapete e a parede em um tom de cinza claro. E ainda jogamos um ponto de cor, com uma obra de arte verde na parede. Além de uma iluminação adequada.” ressaltou a arquiteta.