Geral

Elefante-marinho “Fred” volta ao ES pela quinta vez e "descansa" em Vila Velha

O animal mede 3,5 metros e vem da Patagônia, no extremo Sul da Argentina. Nesta fase da vida, o animal fica solitário e longe dos machos adultos, para evitar conflitos por território

O elefante-marinho “Fred” voltou para o Espírito Santo e está “descansando” na praia de Santa Luzia, nas proximidades da Praia da Costa, em Vila Velha. O animal foi flagrado nesta sexta-feira (15). Esta é a quinta vez que “Fred” visitas as praias capixabas.

Esta é a quinta vez que o animal vem ao Espírito Santo, de acordo com monitoramento do CTA Foto: Divulgação/Ipram

De acordo com o biólogo coordenador Centro Especializado no Resgate e Monitoramento de Animais Marinhos (CTA), Bruno Berger Coelho, nesta fase da vida, o animal fica solitário e longe dos machos adultos.

“Nesta fase da vida o animal é solitário porque evita confrontos com machos adultos por território. Então, a procura por lugares mais calmos é uma estratégia para ele. Esta espécie, adulta, é muito territorialista e ele sai das áreas de colônias para evitar o estresse”, afirma Bruno.

“Fred”: o elefante-marinho mede 3,5 metros de comprimento e é um espécime jovem Foto: Divulgação/Ipram

O animal mede 3,5 metros e vem da Patagônia, no extremo Sul da Argentina. “Nos seis anos em que realizamos o monitoramento do litoral capixaba, esta é a quinta vez que o animal vem até a Vila Velha. A gente pôde perceber que o elefante-marinho está crescendo e ganhando peso”, completa Bruno.

“Paradão”, o elefante-marinho foi batizado como Fred, em “homenagem” ao então camisa 9 da Seleção Brasileira, que foi criticado pelo baixo desempenho em campo, durante jogos da Seleção.

Veja o vídeo de “Fred” na Praia da Costa, em 2014

De acordo com biólogos, a espécie de elefante-marinho é comum na Patagônia e Antártica e, durante o inverno, migra para o litoral Norte da Argentina e também para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.