O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) dará início a mais uma etapa do recadastramento biométrico obrigatório. Eleitores de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes deverão comparecer às unidades da Justiça Eleitoral (em cada município) a partir do dia 12 de agosto.
Para realizar o processo, será necessário levar um documento oficial com foto, título de eleitor (se tiver) e comprovante de residência recente.
Segundo o TRE-ES, o objetivo do cadastramento é tornar mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude.
Mesmo quem não é obrigado a votar – pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos – deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.
O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.
No Espírito Santo, 1.301.797 dos eleitores (47,49%) já fizeram o recadastramento biométrico.
Com informações no Tribunal de Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES)