Mais de 200 veículos em situação de abandono foram encontrados nas ruas e avenidas de Vitória neste ano. A preocupação da Guarda Municipal da Capital é que eles se tornem pontos usados por assaltantes ou por traficantes de drogas e, assim, prejudiquem a segurança pública da cidade.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Grande parte dos carros abandonados estão com os pneus vazios, vidros quebrados, com água parada por dentro ou mesmo com outras características que demonstram abandono. Nesta segunda-feira (12), a prefeitura realizou mais uma fase da operação que retira esses veículos das ruas de Vitória.
Até o momento, segundo a Guarda Municipal, 64 carros já foram retirados em 2022. Foram oito veículos somente nesta segunda-feira. Outros 140 estão aptos para serem encaminhados ao pátio. A previsão é que não haja mais nenhum automóvel abandonado na cidade até o próximo mês.
LEIA TAMBÉM: Pichado, Relógio da Praça Oito está sem funcionar há 3 meses
Em 2021, foram 56 veículos em situação de abandono retirados das ruas da Capital. O gerente de fiscalização de trânsito, Bruno Xavier, explica que, antes de retirá-los da ruas, a prefeitura faz três tentativas de contato com os donos e ainda publica um edital no Diário Oficial do Município. Se mesmo assim o proprietário não procurar a prefeitura, o veículo se torna apto para ser encaminhado ao pátio.
“Atualmente, temos mais de 100 veículos em situação de abandono. Geralmente, as demandas chegam pelo telefone 156. Uma equipe vai ao local, constata que está abandonado e o dono do veículo é notificado. Se ele não remover ou não procurar a prefeitura, o veículo se torna apto para ser retirado e levado para o pátio“, explicou.
Ao ser levado para o pátio, o veículo torna-se responsabilidade da prefeitura e, após 90 dias, podem ser leiloados.
Ainda de acordo o gerente de fiscalização, na maioria dos casos, os veículos estão com multas e documentos atrasados, ou o proprietário não tem mais condições de manter os custos, como combustível e manutenção.
*Com informações do repórter Lucas Melo, da TV Vitória/Record TV.