Quem visitar a Casa Lar Walter Barcelos, atualmente, vai encontrar oito adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, atendidos na unidade. O número é pequeno, se comparado com a história do local, que completa 23 anos em 2019. Em todo este período, mais de 300 jovens já receberam atendimento. A instituição é apoiada pelo Instituto Américo Buaiz.
Durante toda a trajetória de trabalho em prol da formação de cidadãos de bem, a entidade conta com a ajuda de voluntários, que doam tempo e talento profissional para ajudar a transformar a vida dos meninos.
Há oito anos, Jhonaton Berger e os demais dentistas de uma clínica de Vila Velha fazem todo o tratamento odontológico de graça para os meninos atendidos na instituição. Nesse período, 60 jovens já foram atendidos. “Para conseguir um emprego no futuro, essas crianças vão precisar trabalhar. Com um sorriso bonito, isso vai melhorar”, afirma o dentista.
Leia também: Apoio de voluntários faz a diferença para os atendidos pela Casa Lar Walter Barcelos
Para fazer o bem não há limite de idade. A dona Orcília Silva de Lemos tem 80 anos e uma vez por semana vai a Casa Lar para costurar as roupas dos meninos de graça. “Quando tem muita coisa para costurar, eu venho com uma amiga. É muito gratificante”, disse.
Os meninos que são atendidos na entidade não podem aparecer, pois todos foram vítimas de abuso ou violência nas próprias casas e, por isso, a justiça os retirou do convívio dos familiares. Como são mais velhos, têm pouca chance de serem adotados. O trabalho voluntário é fundamental para que a instituição funcione.
Leia também: Acolhidos da Casa Lar Walter Barcelos têm moeda institucional. Saiba como funciona!
O local tem oito funcionários pagos e dez voluntários que doam o próprio tempo e capacidade. A maior preocupação da instituição é na formação como cidadãos para que tenham boas oportunidade quando forem adultos. Por isso, um tipo de voluntário que eles estão precisando aqui é na área da educação.
Quem quiser ser voluntário na Casa Lar Walter Barcelos pode entrar em contato pelo telefone 3319-9973 ou visitar o site casalarwsb.org