A Polícia Civil e a EPD, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica do Espírito Santo, realizam uma inspeção nos quiosques de Vila Velha na manhã desta quarta-feira (08). Durante a inspeção, proprietários de três quiosques foram autuados.
O objetivo da ação é combater o furto de energia elétrica nos quiosques das Praias de Itaparica e Itapuã. O Código Penal Brasileiro prevê pena de um a quatro anos de reclusão e aplicação de multa para quem furta energia.
Além de serem processados criminalmente, os donos do quiosque autuados em Vila Velha serão responsáveis pelo pagamento das cobranças de toda energia não faturada durante o período de irregularidade, conforme estipula as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Após que os peritos constataram as irregularidades nos quiosques, os proprietários foram encaminhados para a Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio de Vitória.
A EDP alerta para os riscos que o furto de energia pode causar, como a sobrecarga da rede e uma possível suspensão no fornecimento de energia nas residências.