Geral

'Em algum momento será esgotado', diz subsecretário sobre expansão dos leitos para covid-19 no Espírito Santo

Reblin afirmou ainda que a necessidade de expansão está associada a capacidade de distanciamento social no estado

Foto: TV Vitória
Subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin

Atualmente, o número de leitos disponíveis para tratamento da covid-19 na rede pública de Saúde, entre Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria é de 1195 em todo o Espírito Santo. Em diversos pronunciamentos, o governador Renato Casagrande afirmou que, apesar da constante expansão, há um limite para que isso ocorra.

Em entrevista ao programa Espírito Santo no Ar, da TV Vitória / Record TV, na manhã desta quinta-feira (04), o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou que não é possível precisar um número limite de leitos, mas pode haver um momento em que a expansão não será mais possível.

“O número limite não existe. Se tivermos condição de expandir e se tiver o serviço disponível, vamos expandir. Nossa previsão é pouco mais de 1300 leitos em junho. Chegaram os 100 ventiladores, que serão colocados na região Metropolitana e interior. Nós vamos até o limite daquilo que está disponível. Mas, em algum momento, isso será esgotado, até pela capacidade de leitos”, disse.

Reblin afirmou ainda que a necessidade de expansão está associada a capacidade de distanciamento social no Espírito Santo que, na terça-feira (02) foi de 47,7%, de acordo com o Painel de Isolamento Social, da Sesa. “A quantidade [da expansão] está dentro do planejamento. Mas esse planejamento está associado ao isolamento das pessoas, que precisa ser acima de 55%. Abaixo disso, a gente não controla a doença”, disse.

Na quarta-feira (03), o Estado recebeu 100 novos ventiladores mecânicos, que serão usados para o tratamento da doença no Espírito Santo. Segundo o subsecretário, o trabalho para alocação dos equipamentos nos hospitais da Grande Vitória e do interior do estado já estão sendo realizados e os mesmos devem começar a funcionar neste final de semana.

Hospitais de diversos municípios do Espírito Santo vão receber novos leitos para o tratamento da covid-19. Sem detalhar quantidade, o subsecretário citou, entre outros, os municípios de São José do Calçado, Guaçuí, Barra de São Francisco, Colatina e Linhares. Haverá ainda o aumento de leitos disponíveis em hospitais da Grande Vitória, como o Jayme Santos Neves e o Dório Silva.

*Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória / Record TV