Geral

Em evento sobre Meio Ambiente, governo promove ações de preservação ambiental

Foram entregues certificados para a criação de três reservas ecológicas particulares, planos de enquadramento para as bacias dos Rios Jucu e Santa Maria e assinou portaria sobre uso da água

Durante o evento foi lançado o Certificado de Sustentabilidade, quanto ao uso da Água no Espírito Santo Foto: Divulgação/Governo

Dando continuidade às comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (07), no Palácio Anchieta, ações importantes relativas à água e para a preservação da biodiversidade no Espírito Santo. Há dez anos o Governo do Estado reconheceu sua primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e, para comemorar, entregou certificados para a criação de três delas. 

Foram entregues, ainda, Planos de Recursos Hídricos e Enquadramento para as bacias dos Rios Jucu e Santa Maria da Vitória e assinada uma portaria conjunta instituindo o Certificado de Sustentabilidade, quanto ao uso da Água no Espírito Santo.  

“O sentido da Semana Estadual de Meio Ambiente é sensibilizar e mobilizar a sociedade. Estamos avançando em políticas públicas para preservação de mata nativa e nascente, além da recuperação de mata ciliar e fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, porém o Governo não faz nada sozinho. Precisamos de engajamento e consciência da população sobre as relações  de consumo com os recursos ambientais no Estado”, enfatizou o governador Paulo Hartung. 

O governador disse, ainda, que o Estado está incentivando produtores agrícolas para modificarem os sistemas de irrigação. “Esse é um ponto fundamental. Precisamos evoluir para o uso racional dos recursos hídricos”, frisou.

 A participação social nas ações ambientais também foi destacada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Aladim Cerqueira. “Precisamos de uma organização que não depende só de governo, que é da sociedade civil, e ela tem participado. Estamos entregando políticas para o futuro, para garantir a sustentabilidade dos nossos recursos hídricos, envolvendo o uso e a gestão das águas e preservação das florestas”, afirmou o secretário.