Geral

Em Guarapari, cavalos soltos trazem risco para quem trafega em via

A prefeitura chama a atenção para as proibições e informa que mais de 140 animais foram recolhidos em 2018.

Foto: Leitor/Reprodução

Uma cena comum em Guarapari, principalmente, para quem passa na Rodovia ES 060, entre os bairros Ipiranga e Nova Guarapari. Frequentemente, leitores/internautas flagram cavalos soltos na pista, causando preocupação e insegurança para quem utiliza a via. Nesse domingo (10), uma motorista, que preferiu não se identificar, gravou um vídeo e relatou à nossa redação. “Costumo passar nessa rodovia e sempre vejo animais soltos, é um problema recorrente. Qualquer dia desses, teremos um acidente aqui. Os proprietários desses animais precisam se conscientizar”, desabafou.

De acordo com a Prefeitura de Guarapari, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informou que a Lei Municipal 2121/2001 proíbe animais soltos em via pública e que faz um trabalho rotineiro nos bairros recolhendo animais soltos irregularmente. Um levantamento do CCZ indica que, apenas este ano, 11 animais de grande porte já foram recolhidos e que, em 2018, esse número chegou a 143.

A nota do município aponta, ainda, que o proprietário é responsável pelo animal, sendo proibida a criação de animais de grande porte em zona urbana. Denúncias e pedidos de recolhimento podem ser feitos pelo telefone (27) 99614-3869, que funciona em regime de plantão 24h/dia.