Geral

Em pouco mais de dez horas, novo Hospital São Lucas faz mais de 80 atendimentos

Quem buscou atendimento no novo Hospital São Lucas que voltou a funcionar no antigo endereço no Forte São João, ficou surpreso com a rapidez

No primeiro dia de funcionamento casos de urgência e extrema urgêncai foram atendidos no local  Foto: TV Vitória

No primeiro dia da volta do Hospital São Lucas para o Forte São João, em Vitória, seu antigo endereço, mais de 80 atendimentos foram realizados em pouco mais de dez horas de funcionamento. Os atendimentos foram realizados de acordo com a  classificação de risco de cada paciente. 

O diretor técnico do Hospital São Lucas, Altemar Paigel, afirmou que além de casos de trauma, a população também procurou a unidade de referência para atendimento.

“Nós atendemos cerca de 85 pessoas, em sua grande maioria casos de urgência, um caso de extrema urgência que foi um paciente com poli trauma e o restante da população que buscou atendimento foram atendidas e liberadas”. 

A dona de casa Alessandra da Rocha foi uma das pessoas que procurou o hospital. Ela levou o pai que estava com um ferimento na perna. “A gente queria um atendimento mais rápido para ele para ver o que ele tinha e não ficar internado. O atendimento foi rápido e muito bom”.

Mas, para evitar tumulto no hospital, a direção orienta que, no lugar de irem para o São Lucas, os pacientes que apresentem casos simples como febre ou dor de cabeça, por exemplo, busquem atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

“Nós somos uma referência para casos mais graves, pacientes vítimas de trauma, pacientes com AVC e que são socorridos pelo Samu e outros pacientes que também são socorridos pelo Samu. Aqueles casos mais simples que podem ir para as Unidades de Saúde”, orienta Paigel.

No novo pronto-socorro do São Lucas, o número de leitos subiu de 109 para 210. Além das salas de observação e consultórios, o hospital conta com a terapia intensiva. O objetivo é evitar a superlotação nos corredores que, por muitos anos, marcou o funcionamento no São Lucas, junto ao Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória.