
Por meio de uma montagem inusitada, a dona de casa Elizabeth Alvernaz, de 66 anos, encontrou uma maneira de demonstrar indignação com a infestação de mosquitos no bairro Campo Grande, em Cariacica, onde mora.
Em um popular grupo do Facebook, a dona de casa publicou uma foto sendo ‘carregada’ por um mosquito gigante, seguida da legenda: “Sendo carregada pelos pernilongos, dengue e chikungunya. Onde está o fumacê?! Socorro, socorro. Infestação em Cariacica”.
Em cerca de 21 horas de publicação, mais de 2,8 mil internautas reagiram à postagem, que já alcançou mais de 500 comentários. A ação de “Bete”, como gosta de ser chamada, foi aprovada por várias pessoas na rede social.
“Kkkkk. Ontem na rua eu tava me sentindo assim, carregada”, comentou uma internauta. “Nunca ri tanto na minha vida. Seria cômico se não fosse trágico”, disse outra. “Tô rindo mas estou preocupada! Tem muito pernilongo mesmo, fim de tarde tenho que trancar tudo pra eles não entrarem…. Mas mesmo assim eles parecem que brotam, mato 1 aparece 3?”, relatou mais uma.
Bete explicou à reportagem o motivo da publicação. “Está muito complicada a situação aqui no bairro. Há uma infestação de mosquitos. Temos que usar veneno para matar, mas ainda assim nem todos morrem. Minha perna está cheia de mordidas. Como muita gente estava reclamando, resolvi fazer uma foto e publicar. A prefeitura tem que tomar providências”, reclama.
Segundo a dona de casa, a repercusão da publicação foi surpreendente. “Não achei que teria tanta repercussão assim. A montagem foi meu genro que fez a meu pedido. Na verdade, eu queria vários pernilongos me carregando, como realmente é a situação aqui, mas ele fez daquele jeito [risos]. A verdade é que precisamos de socorro, pois quando escurece, os enormes pernilongos aparecem”, conta.
Além do bairro Campo Grande, moradores de Itacibá e Tucum relataram o mesmo problema com excesso de mosquitos na região. Os moradores reclamam da falta do serviço de fumacê e da situação de rios puluídos.
Prefeitura responde
Por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica disse que o serviço do carro e da moto fumacê segue o cronograma determinado pela Secretaria de Saúde (Semus). “Os bairros Tucum e Itacibá receberam o serviço fumacê no último dia 13. No próximo dia 27, conforme programação, esses bairros voltam a receber esse serviço. Com relação aos canais da cidade, toda segunda, quarta e sexta-feira, equipes da Semus realizam aplicação de larvicida nessas áreas”, diz a nota.
“A Coordenação de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o serviço é levado à comunidade respeitando periodicidade técnica para que não haja danos ao meio ambiente, uma vez que o inseticida aplicado acima do permitido pode matar os predadores naturais do mosquito e causar desequilíbrio ambiental’, acrescenta a prefeitura.
Ainda de acordo com a prefeitura, o período de uso do inseticida deve ser cumprido para respeitar os critérios epidemiológicos, como por exemplo, o índice de infestação e as notificações de casos. Segundo o cronograma da coordenação, o bairro Campo Grande recebeu a passagem do fumacê no dia 02 de junho. A próxima passagem está prevista para o dia 30 deste mês. “Caso os moradores verifiquem problemas no serviço, podem acionar a Coordenação de Vigilância Ambiental pelos telefones 3354-5600 / 3354-5622, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h”, finaliza.