Classificado como risco alto para a covid-19 no último Mapa de Risco, que entrou em vigor na segunda-feira (15), o município Vila Velha deu início às barreiras sanitárias e fiscalização como medida de combate à pandemia.
A barreira sanitária será itinerante, começando pela Rodovia do Sol, recebendo os motoristas que vierem de Guarapari. Servidores da Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Municipal, irão orientar os ocupantes dos veículos abordados sobre os cuidados para evitar o contágio, além de distribuir álcool em gel e máscaras. Nos dias seguintes, serão abordados veículos na Ponte Florentino Avidos (quarta-feira), Avenida Carlos Lindenberg (quinta-feira) e Rodovia Leste-Oeste (sexta-feira).
Também a partir desta terça-feira, às 18 horas, atuará uma força-tarefa de fiscalização, formada por equipes da Posturas, Vigilância Sanitária e Disque-Silêncio, com apoio da Guarda Municipal.
A ação será de orientação e fiscalização a estabelecimentos que estiverem em desacordo com as normatizações do Governo do Estado. A equipe integrada atua de maneira colaborativa em toda a cidade, por meio de recebimento de denúncias, via Ouvidoria 162, em estabelecimentos comerciais durante a semana e, aos finais de semana, com o foco nos bares, restaurantes e casas noturnas.