Geral

Em risco baixo de contágio, Domingos Martins volta a ter comércio aberto

Decisão veio após a atualização do Mapa de Risco do Espírito Santo

Foto: ASCOM/PMDM

O 14º Mapa de Risco do Espírito Santo trouxe atualizações importantes sobre o risco de contágio da Covid-19 nas cidades capixabas. Até o próximo domingo, 26, seguirão classificados como risco alto 14 municípios, como risco moderado 45 municípios e como risco baixo 19 municípios, entre eles Domingos Martins, que voltou a abrir seu comércio nesta semana.

Assim, estabelecimentos comerciais e de serviços além de restaurantes, lanchonetes e similares podem funcionar sem restrição de horários. Bares continuam suspensos na cidade da região até o dia 31 de julho.

A autorização para a abertura do comércio em Domingos Martins tem como base as Portarias nº 141-R e 142-R do Governo Estadual, que regulariza a mudança do risco de contágio do município de moderado para baixo. Além das Portarias, a cidade tem um novo Decreto Normativo em vigor desde esta terça-feira, 21.

Foto: Divulgação

Parques também são autorizados a abrir

Com a atualização do Mapa de Risco, os parques e locais de conservação ambiental das cidades que foram classificadas como risco moderado e baixo também estão autorizados a abrir novamente. Em Domingos Martins, o Parque Estadual Pedra Azul não tem restrição de dias e horários de funcionamento.

Recomendações e medidas obrigatórias

Para o comércio e os parques voltarem a abrir nas cidades, cada Prefeitura tem orientado seus moradores a seguir as recomendações de saúde, além de reforçar os cuidados que ainda são muito necessários para continuar protegendo um ao outro.

Em Domingos Martins, os estabelecimentos que não respeitarem as medidas previstas pelo Decreto podem ser notificados, interditados ou ter o alvará cassado. Além disso, o uso de máscara continua obrigatório para clientes e funcionários, além das medidas de restrição nas lojas.

Os estabelecimentos devem disponibilizar álcool em gel 70%, ventilar os ambientes, higienizar as superfícies regularmente, cumprir o distanciamento social nas filas e entre os clientes e continuar seguindo as medidas adotadas desde o início da pandemia.

Já nos parques, o uso de máscaras também é obrigatório por visitantes e colaboradores, além de estarem permitidas apenas atividades como caminhada, corrida, trilha, ciclismo e exercícios individuais, respeitando corretamente o distanciamento social. Seguem proibidas a prática de esportes coletivos e a realização de eventos nos parques.

A Portaria Estadual orienta que as pessoas que compõem o Grupo de Risco evitem frequentar parques e estabelecimentos do município. Além deles, devem evitar estes locais aqueles que sentirem sintomas gripais ou que tiveram contato com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 até o fim da quarentena recomendada.

Lembre-se sempre de que se precisar sair de casa, é obrigatório o uso de máscara.