Geral

Em sete anos, Folha Vitória acompanha desdobramentos da maior chuva do planeta que deixou 24 mortos no ES

Ao todo, 90% da população de 55 municípios capixaba foi atingida pelas chuvas, em 2013 Foto: TV Vitória

Desde o seu lançamento, o Folha Vitória sempre se preocupou com a regionalização de conteúdos, e acompanhou de perto as principais mudanças ocasionadas na vida dos capixabas, em decorrência de fenônemos naturais. 

Dentre os assuntos abordados ao longo de todo este período estão, por exemplo, os processos de estiagem, que reduzem a produção no campo, as tentativas e necessidade de preservação de recursos hídricos, e as chuvas, que devido à falta de infraestrutura alagam ruas, deixam milhares de desabrigados, e geram centenas de mortes.

Em 2013, o jornal online registrou todos os desdobramentos da enchente que afetou 90% da população de 55 municípios capixabas. Na época, a Nasa chegou a emitir comunicado informando que, em 72 horas, o Estado registrou a maior chuva do planeta. O volume de chuva, que chegou a 400 milímetros por metro quadrado, atingiu principalmente o litoral do Espírito Santo, eo balneário de Linhares foi um dos mais afetados.

O Estado também sofreu os efeitos das tempestades que atingiram a região Leste de Minas Gerais, e que contribuíram para o aumento do nível dos rios Doce e Cricaré, ocasionando alagamentos nos municípios de Barra de São Francisco e Nova Venécia.

Relatório

Em fevereiro deste ano, um relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros apontou que as chuvas, do final do ano passado, afetaram 90% da população de 55 municípios. Clique aqui, para acessar o relatório na íntegra.

Segundo o levantamento, mais de 13 mil cestas básicas, 5 mil kits dormitórios e 335 mil litros de água foram enviados às regiões mais atingidas. Além disso, mais de um milhão de reais foram doados em conta bancária da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros para ajudar as vítimas das chuvas. Clique aqui para acessar o relatório completo.

Sobre o efetivo geral, os bombeiros informaram que 1.581 homens atuaram diretamente nos trabalhos de resgate e auxílio das vítimas das enchentes. Também foram utilizados dois cães farejadores, três aviões, 54 embarcações, 114 viaturas, nove helicópteros e quatro estações de rádio.

O caso

Em apenas um mês choveu mais da metade da quantidade prevista para todo o ano. De acordo com a Defesa Civil, com as fortes chuvas que atingiram o Estado em dezembro de 2013, mais de 43 mil pessoas precisaram deixar as suas casas, que foram invadidas pela água ou estavam em áreas de risco. Dos 78 municípios do Estado, 55 foram afetados pelas chuvas, que deixaram 24 vítimas fatais.

A presidente da República, Dilma Rousseff, veio a Vitória na véspera do Natal, e sobrevoou as áreas afetadas entre elas a região serrana, umas das mais atingidas pelas chuvas.

Dentre as medidas que a presidente tomou está a liberação do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, às cidades que decretarem situação de emergência. O uso do cartão é exclusivo em situações de emergência e estado de calamidade pública reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O cartão deverá ser utilizado para a aquisição de material e a contratação de serviços destinados a ações de Defesa Civil.

O Governador Renato Casagrande decretou situação de emergência, e pediu ajuda do Governo Federal, que já liberou R$ 152 milhões para reconstrução do Espírito Santo.

No início de janeiro, o governador se reuniu com os prefeitos e representantes da Defesa Civil Nacional no Palácio Anchieta, em Vitória, para apresentar e detalhar todo o plano de reconstruçãodo Estado.