Com expectativa de três mil pessoas, a 17ª edição da Romaria das Pessoas com Deficiência acontece no próximo sábado (6), em Vila Velha. O evento já se consolidou como um importante momento de fé e confraternização para as pessoas PCDs do Estado.
O evento está sendo organizado pelo Fórum de Entidades de Pessoas com Deficiência, e faz parte da programação da Festa da Penha 2024 e vai contar com a participação da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), além de familiares, amigos e frequentadores das Apaes, Vitória Down, Amaes, Pestalozzi e outras entidades de assistência às pessoas com deficiência.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A previsão é que a romaria comece por volta das 7h30 com a concentração na Praça Duque de Caxias, no Centro. A saída está marcada para as 8h, e o percurso terminará na Igreja do Rosário, localizada no Sítio Histórico da Prainha, onde será realizada uma missa.
Moradora de Vila Velha, Luzia dos Santos Santana, de 73 anos, faz o percurso da romaria todos os anos ao lado do filho André Luiz, 44 anos, que tem deficiência intelectual.
“Eu sempre falo com outras mães que têm filhos com deficiência que não podemos nos esconder, precisamos ocupar os espaços. Essa romaria é uma demonstração de fé, mas também de luta. A gente precisa mostrar que eles existem e têm direitos”, destaca.
LEIA TAMBÉM: Pela 1ª vez, imagem de Nossa Senhora da Penha passará por presídio em Cariacica
A presidente da Feapaes-ES, Maria das Graças Vimercati, disse que o evento é um espaço de representatividade e um momento de mobilização social em prol das pessoas com deficiência e pela visibilidade na defesa e garantia de seus direitos.
“A Romaria é um momento para expressar a fé, mas também para destacar a importância da inclusão social e do respeito às diferenças. Vamos às ruas em busca de uma sociedade mais acolhedora e protetora dos direitos das pessoas com deficiência e de suas famílias”, ressalta Maria das Graças.
Realidade no ES
Segundo o Censo Demográfico 2021, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo tem 276.305 pessoas com deficiência, representando 6,73% da população total.
Desses, 50,8% são pessoas com deficiência visual, 24,2% com deficiência motora, 13,8% com deficiência mental/intelectual e 11,2% com deficiência auditiva.
LEIA TAMBÉM:
>> Festa da Penha 2024: veja a programação completa de romarias e missas
Atualmente, o Espírito Santo conta com 42 instituições afiliadas à Feapaes-ES que oferecem serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, além de suas famílias.
Esse grupo inclui 40 unidades das Apaes, além das coirmãs Vitória Down e Amaes, atendendo cerca de 10 mil pessoas.