Geral

Em visita ao ES, Kassab afirma que país precisa dos jovens na luta contra mosquito

Representando a presidente Dilma, o ministro falou sobre as ações desenvolvidas no combate ao mosquito Aedes aegypti e destacou a mobilização das redes de ensino público e privado

Gilberto Kassab afirmou que a nova etapa da campanha  necessita do engajamento dos jovens Foto: TV Vitória ​

A vinda do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ao Espírito Santo marcou o Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika vírus. Kassab, que representou a presidente Dilma Rousseff, visitou alunos e professores da Escola Viva, em Vitória, nesta sexta-feira (19).

O ministro falou sobre as ações desenvolvidas no combate ao mosquito Aedes aegypti e destacou a mobilização das redes de ensino público e privado.

“É um momento de convocação, mobilização e conscientização. É um momento difícil, onde todos os brasileiros precisam dar sua contribuição. A participação dos jovens fará diferença nessa campanha”.

No Espírito Santo, são cerca de um milhão de estudantes e mais de 70 mil professores. Apenas na rede de ensino estadual, são 22 mil professores e mais de 260 mil alunos.

Para o secretário de Educação do Espírito Santo, Haroldo Rocha, professores e estudantes têm papel fundamental no combate ao mosquito.

“A ideia é fazer com que estudantes, crianças e jovens, que são muito perceptivos, adotem uma atitude inovadora”, destacou o secretário.

Gilberto Kassab afirmou que a nova etapa da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti necessita do engajamento dos jovens.

“O Brasil precisa de vocês para conscientizar suas famílias, seus amigos, vizinhos e passem a fazer um trabalho permanente como escovar os dentes. Em todos os momentos, temos que aprender a enfrentar esse mosquito”, disse Kassab aos jovens. 

Na opinião do ministro, essa é a etapa mais difícil, porque os jovens, em sua maioria, não viveram situação de enfrentamento de uma epidemia.

“Qualquer epidemia precisa ser controlada pela população e hoje o foco são os jovens. Por isso, hoje em cada estado está um ministro, para conscientizá-los e fazer perceber que esse aparato existe porque algo grave está acontecendo”, explicou Kassab.

A ação no Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika serve para despertar não somente os jovens, mas toda a população sobre a necessidade do envolvimento no combate ao mosquito. As campanhas do governo federal no combate ao mosquito já atingiram aproximadamente 20 milhões de pessoas em todo o país e as ações irão continuar diariamente como parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2015.