A primeira embarcação que vai operar no Novo Sistema Aquaviário chegou à baía de Vitória nesta quarta-feira (19) e está atracada na Região da Ilha da Fumaça, na Capital.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), este modelo de embarcação tem capacidade para 98 passageiros e dois tripulantes, e está equipado com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Além dessa, outras duas embarcações também chegam ao Estado, entre novembro e dezembro, vindas de Valença e Porto Seguro, na Bahia.
O custo das embarcações está incluso no custo total da operação, abrangendo também tripulação, equipamentos e serviço e é de R$ 612 mil mensais por barco.
A operação será integrada à operação do Sistema Transcol, por meio do CartãoGV. A previsão é de que a operação seja iniciada até o fim deste ano.
A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma do Sistema Transcol e o pagamento via CartãoGV. Os benefícios de gratuidade e passe escolar vigentes no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário.
A operação do novo sistema também seguirá o mesmo modelo de regras do Transcol para conexão temporal com os coletivos que passam nos pontos de ônibus próximos às estações.
LEIA TAMBÉM: >> Aracruz decreta estado de emergência após falta de chuva