A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a fazer parte da pontuação do vestibular de Mediciana da Emescam já a partir do próximo ano. Além disso, a prova do vestibular para esse curso na faculdade contará apenas com questões de Biologia e Química. As novidades foram divulgadas pela instituição na tarde desta terça-feira (13), cerca de dois meses antes do vestibular.
Segundo a Emescam, a novidade vale apenas para o curso de Medicina, cujo vestibular, até o ano passado, se resumia a provas independentes, elaboradas exclusivamente pela faculdade e resolvidas em quatro dias pelos candidatos. Já a seleção para os demais cursos oferecidos pela instituição – Serviço Social, Enfermagem e Fisioterapia – continuará da mesma maneira.
Pelo novo modelo de seleção de Medicina da Emescam, a nota do Enem será somada à pontuação do candidato nas provas de Biologia e Química, que serão feitas em apenas um dia e farão parte da 1ª fase do vestibular.
Segundo o diretor da faculdade, Flavio Takemi Kataoka, a utilização do Enem, que fará parte da 2ª fase do vestibular, vai representar 40% da nota total avaliada. Os outros 60% serão da nota que o candidato obtiver nas provas de Biologia e Química.
Com relação às vagas ofertadas, o número será o mesmo: 60, sendo uma reservada ao Fies e outras, extras, ao Prouni.
Segundo a Emescam, a mudança foi feita pela Comissão do Processo Seletivo, juntamente com o Conselho Deliberativo e a Assessoria Pedagógica e segue a tendência assumida pelas universidades públicas. O objetivo é se adequar às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024, que tem como foco a preparação para o Enem.