Geral

Novas Carteiras de Identidade começarão a ser emitidas somente no próximo semestre do ano

O documento utiliza o CPF como registro único e válido em todo o país

Foto: Divulgação / TSE

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Espírito Santo deve começar somente no início do próximo semestre no Espírito Santo. O novo modelo já está sendo emitido em alguns estados Brasileiros, mas ainda não há uma data definida para início para os capixabas.

De acordo com a Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), as adequações para a emissão já estão sendo realizadas. O novo modelo terá implantação gradual, começando em alguns postos de identificação e para alguns grupos de cidadãos, se estendendo mais tarde a toda a população.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A CIN usa o Cadastro de Pessoa Física (CPF), como registro único e geral, válido em todo o país, com utilização de validação biométrica e biográfica antes da emissão do documento. 

Atualmente, a emissão das novas identidades é restrita a cidadãos que estejam com as informações do CPF de acordo com as certidões atualizadas, segundo informações da Receita Federal. 

A nova carteira pretende aumentar a segurança e diminuir os problemas com fraudes, furtos ou extravio por meio de QR Code que pode ser validado por smartphones e outros aparelhos eletrônicos 

Leia também: Cartórios de 8 cidades do ES começam a emitir carteiras de identidade; veja locais

O documento também traz o código MRZ, que possibilita a utilização como identificação para viagens, uma vez que se trata do mesmo código utilizado para passaportes. 

No momento, poucos estados utilizam a nova identidade, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Nestas localidades, o uso ainda é gradual e ainda não se estende a todos os cidadãos. 

Enquanto a CIN não está disponível, a PC informa que a antiga Carteira de Identidade ainda pode ser adquirida em 80 postos de identificação espalhados pelo Estado e que, 11 delas atendem por sistema de agendamento online.

Laís Magesky, editora de distribuição de redes sociais
Laís Magesky

Editora de Distribuição de Conteúdo

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.

Formada em Jornalismo pela Faesa, atua como editora de distribuição de conteúdo e é responsável pelas redes sociais do Folha Vitória, conectando informação de qualidade ao público por meio das plataformas digitais.