A limpeza pública de Vitória perdeu na última semana 180 trabalhadores que atuavam como garis ou coletores. Eles foram demitidos pela Vital Engenharia, empresa terceirizada que presta o serviço na Capital. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), a demissão em massa foi realizada com o conhecimento da Prefeitura de Vitória e muitos funcionários já deixaram de atuar. Outros cumprirão aviso prévio de 30 dias trabalhando.
O Sindicato diz que não foi comunicado e nem chamado para negociar ações para minimizar os impactos da medida ou impedir a demissão em massa, o que é ilegal, conforme decisões que vêm sendo proferidas pela Justiça do Trabalho.
O presidente do Sindilimpe-ES, Ailton Dias, avisou que não aceitará que os trabalhadores paguem a conta de uma crise que não é de sua responsabilidade.
A Prefeitura de Vitória esclareceu que fez uma redução no contrato de limpeza pública da ordem de R$ 10 milhões, conforme anunciado no último mês de março, como medida de redução dos gastos e readequação da receita.
E informou que as decisões de adequação do contrato são de responsabilidade da empresa contratada, prezando pela manutenção da qualidade do serviço prestado.
Em Vitória há, atualmente, cerca de 700 pessoas atuando na limpeza da cidade, entre garis e coletores. Somados ao pessoal da jardinagem e poda, o número fica em torno de 900. Com as demissões, o número será reduzido para algo em torno de 500 trabalhadores na limpeza, o que, segundo o sindicato, aumenta os riscos de acidentes, uma vez que o volume de serviço cresce e a força de trabalho diminui. Segundo o Sindilimpe bairros de periferia serão prejudicados, pois a tendência é privilegiar as áreas nobres da Capital.
Demissões em Vila Velha
Em Vila Velha, onde a Prefeitura determinou reduções de 12% e 15% nos contratos com as empresas e provocou a demissão de 156 funcionários em fevereiro desse ano, esse movimento de redução de mão de obra e da limpeza da cidade já vem ocorrendo há algum tempo. Atualmente, o município passa por problemas como pontos viciados de lixo em diversos bairros, ruas mal atendidas pela coleta e varrição, lixo acumulado