Uma empresa de saneamento que atua em três municípios capixabas – Vitória, Vila Velha e Aracruz – colocou nas ruas uma novidade: o primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo do mundo.
A unidade está circulando no interior de São Paulo (Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos) e o projeto de funcionamento no Brasil é fruto de uma parceria entre a Corpus Saneamento e Obras e a fabricante chinesa BYD.
“Em longo prazo, nossa expectativa é contar somente com caminhões elétricos em nossa frota”, planeja o diretor operacional da Corpus, João Paschoalini.
O veículo pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros ou 8 horas de operação por recarga. Até o meio do ano, a intenção será abastecer o caminhão com energia gerada em aterro.
Alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio – reciclável, com vida útil de até 40 anos – o caminhão coletor não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera. O veículo possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.