Geral

Empresa se posiciona depois de reclamação sobre "pó brilhante" em Carapebus, na Serra

A empresa lamentou eventuais incômodos causados à comunidade

Foto: Divulgação
ArcelorMittal se desculpou pelo “pó brilhante”

Após reclamação de moradores da Praia de Carapebus, na Serra, a ArcelorMittal Tubarão divulgou uma nota sobre o “pó brilhante” relatado pelos populares. A empresa apontou como possível causa o peneiramento do briquete (aglomerado gerado por coprodutos da empresa e reciclado na produção do aço), em um de seus pátios de coprodutos.

Segundo a ArcelorMittal, o peneiramento foi realizado por conta da da planta de produção de briquete estar voltando de uma parada programada para obras de investimentos ambientais, previstos no Termo de Compromisso Ambiental (TCA).

A empresa afirma que isso ocasionou uma concentração de finos a maior na produção de briquetes, necessitando de um peneiramento adicional para reciclagem interna. Acrescenta que esta atividade nos pátios de coprodutos foi suspensa preventivamente.

A ArcelorMittal informou que todos os componentes do briquete, incluindo a carepa, são classificados como não perigosos, de acordo com laudos emitidos por laboratório independente, seguindo norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A empresa lamentou eventuais incômodos causados à comunidade e ratifica seu compromisso com a questão ambiental e respeito à sociedade.