Geral

Empresário do ES compra cachorro robô por R$ 65 mil para ser seu pet

Cyber foi lançado em 2022, na China. Ele caminha, dá a patinha, pula e chama a atenção por onde passa. Os motores foram desenvolvidos pela Xiaomi

Foto: Reprodução Folha Vitória

A cena até poderia ser comum: um homem levando seu cachorro para passear pelas ruas da Grande Vitória. Entretanto, o que chama atenção é o fato que o cão é um robô apelidado de Cyber, que caminha, dá a patinha, pula e chama muita atenção por onde passa. 

O robô foi lançado no ano passado na China e custa em média R$ 65 mil. Os motores foram desenvolvidos pela Xiaomi e prometem agilidade ao executar ações, velocidade e variedade de movimentos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Cyber veio parar no Espírito Santo e é o mais novo dispositivo de estimação do dono de uma startup e empresário, Vitor Calvi. Segundo a fabricante, existem apenas mil iguais a este no mundo. 

O empresário já teve outros robôs e conta que é apaixonado por tecnologia desde os 10 anos. “Comecei a gostar de tecnologia muito cedo, meu pai trazia peças dos Estados Unidos, entendia a lógica e acabava criando os objetos”, destacou. 

Além disso, Vitor sempre gostou de animais, entretanto, por morar em apartamentos, é inviável a criação de um cachorro de porte grande.

“Ele é altamente tecnológico, fora do Brasil ele também é uma novidade, um protótipo e depende da comunidade de desenvolvedores para continuar desenvolvendo e aprimorando os componentes presentes”, destacou o empresário.  

Atualmente, Cyber executa apenas algumas tarefas básicas. Entretanto, futuramente, ele pode ser adestrado por Vitor, acrescentando novos componentes, comandos e ações dentro da máquina tecnológica. 

“A gente desenvolve junto com a Findes, pensei em colocar a tecnologia da nossa startup nele, que seria reconhecer expressões e emoções humanas, além de aprender os comandos em português”, afirma.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO Golfinhos são vistos próximos à orla da Praia da Costa  

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória