O empresário e técnico em informática Valber Santi, de 40 anos, que morreu em um grave acidente no final da manhã desta segunda-feira (14), na Rodovia Leste Oeste, em Cariacica, sonhava em ser pai e já estava na fase final de um procedimento para, enfim, realizar o sonho ao lado da esposa.
O sonho do empresário, que morava na Praia do Canto, em Vitória, foi interrompido nesta segunda, após um caminhão carregado com sucos tombar sobre o carro conduzido por Valber e esmagá-lo. O acidente aconteceu em um trecho conhecido como “Curva da Morte”, na altura do bairro Campo Belo.
O amigo e sócio de Valber em uma empresa da área de segurança particular, Hiago de Faria Oliveira, conversou com a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV e falou sobre o momento vivido pelo amigo antes da tragédia.
“Ele e a esposa estavam tentando ter filho. Estavam fazendo um procedimento, há alguns anos, e eles já tinham finalizado esse processo. Ele estava muito esperançoso que isso acontecesse”, contou.
“Também estava muito feliz nessa nova empreitada na vida dele, como empresário. Ele trabalhava de carteira assinada, saiu da empresa onde ele trabalhava e uniu forças comigo. Tem um ano que ele trabalhava comigo, eu já tinha a empresa. Ele era da área de TI e um profissional exemplar. E ele estava se desenvolvendo bem, se conhecendo como empresário. A gente tinha muitos planos”, completou
Hiago disse ainda que ele e Valber conversaram cerca de uma hora antes do acidente. “Ele tinha me deixado na empresa e depois ele ia se deslocar para um condomínio que nós estamos atendendo em Vila Velha, um condomínio de grande porte. Durante esse trajeto, naquela curva, aconteceu esse acidente grave”.
O sócio da vítima contou que soube do acidente após um funcionário ver um vídeo, pelo celular, e ligar pensando que Hiago estava no carro.
“A gente ficou sabendo dessa notícia por meio de vídeo no WhatsApp. Eu estava almoçando na hora e fiquei sabendo do acidente por meio de um funcionário, que viu esse vídeo e ligou. Ele achava que era eu que estava naquela situação. Quando eu atendi ele falou ‘ufa’. Mas aí tinha o meu sócio, que estava nessa situação”.
Veículos seguiam em direção a Vila Velha
Testemunhas contaram que os dois veículos seguiam pela Rodovia Leste Oeste, no sentido Vila Velha. O carro conduzido por Valber estava do lado esquerdo da carreta. Ao chegar na curva, o motorista do veículo de carga teria perdido o controle da direção e acabou tombando sobre o automóvel.
O radialista Adilson Costa, que é morador da região, disse que foi um dos primeiros a chegar ao local. Ele contou que chegou a ver o motorista ainda vivo.
“Quando fui olhar do lado do guard rail, estava só a porta do carro aparecendo. Foi muito triste a situação, sabendo que não dava para socorrer aquele motorista. O pessoal estava conversando com ele e disseram ‘está falando ainda’. Você vê que, pelo formato, o guard rail ainda protegeu um pouquinho, porque o teto ficou um pouquinho levantado. Aí deu para ele respirar. Mas acho que a pancada foi tão forte que depois ele veio a óbito”, relatou a testemunha.
Valber morreu ainda no local. O corpo dele foi levado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória.
A esposa de Valber esteve no DML, durante a tarde, para liberar o corpo. Muito abalada, a mulher disse que não acreditava no que havia acontecido.
Já o motorista da carreta ficou ferido e foi levado para o Hospital de Urgência e Emergência, em Vitória. O estado de saúde dele não foi informado.
Segundo informações iniciais da polícia, a carreta havia saído de Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo, mas ainda não há informações de qual seria o destino da carga. De acordo com o tenente França, do Corpo de Bombeiros, a retirada das duas vítimas das ferragens foi delicada.
“A vítima [da carreta] foi retirada, com vida, e encaminhada para o hospital. No veículo menor, que estava debaixo da carreta, também havia uma vítima, que, infelizmente, veio a óbito. Então essa vítima nós a retiramos posteriormente”, contou.
*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.