A crescente conscientização sobre os efeitos das mudanças climáticas tem gerado uma resposta cada vez mais significativa por parte de governos, empresas e consumidores. A urgência da situação ficou evidente no relatório de prioridades do CEO 2022-23 do Gartner, que revelou a inclusão da sustentabilidade ambiental entre as principais prioridades de negócios dos CEOs pela primeira vez na história. Essa mudança de mentalidade demonstra o reconhecimento de que iniciativas sustentáveis são essenciais para atrair investidores e impulsionar os negócios em um contexto de crescente preocupação ambiental.
Os Benefícios Econômicos das Ações de ESG
Além dos benefícios ambientais, as iniciativas sustentáveis também estão proporcionando vantagens econômicas às empresas. O estudo da RSC mostrou que mais de 70% dos consumidores pagariam mais por produtos e serviços de empresas que possuem credenciais ambientais fortes, o que, por sua vez, impacta positivamente nas vendas. Nesse sentido, a sustentabilidade passa a ser uma abordagem de negócios inteligente, visto que também pode resultar em redução de custos operacionais para as empresas.
Práticas Sustentáveis Adotadas pelas Empresas
As empresas têm buscado reduzir seu impacto ambiental e preservar os recursos naturais através de práticas sustentáveis, tais como a neutralização de carbono. No entanto, uma das abordagens que tem ganhado destaque é a publicidade sustentável, onde as marcas promovem seus produtos ou serviços através de ações de impacto ambiental, que têm duplo efeito, contribuindo para o meio ambiente ao mesmo tempo em que interagem com os consumidores.
Flavia Vitoi, CEO da RefilMe, compartilha sua visão sobre esse movimento, ressaltando que os consumidores têm demandado ações de impacto positivo, o que motiva as empresas a interagirem e comprarem de marcas com propósitos alinhados aos seus. Assim, o marketing de propósito surge como uma forma de estreitar essa relação entre marca e consumidor, permitindo que, juntos, possam impactar positivamente o meio ambiente.
Desafios da Implementação de Ações Sustentáveis
Apesar da crescente urgência e da pressão dos consumidores, muitas empresas encontram dificuldades na implementação de práticas sustentáveis em seus negócios. Alguns não sabem como efetuar as ações ou até mesmo comunicar devidamente seus esforços. Isabela Vitoi, Diretora de Operações da RefilMe, destaca esse desafio e como a empresa tem auxiliado outras organizações na prática efetiva de ações sustentáveis.
A RefilMe, através de suas Estações de Reabastecimento de Água (ERA), promove ações sustentáveis de forma prática e eficiente. Com os totens, que podem ser utilizados como pontos de hidratação em eventos ou como pontos fixos em locais, a empresa tem como objetivo reduzir o consumo de garrafas plásticas descartáveis, um dos principais resíduos poluentes do planeta. Além disso, a tecnologia da RefilMe gera relatórios precisos de impacto ambiental, fornecendo às empresas informações valiosas sobre o impacto gerado por suas ações sustentáveis.
Segundo Marcus Cunha, Head de Marketing da RefilMe, a parceria com as empresas proporciona benefícios significativos. Além de atender à necessidade de promover ações sustentáveis, a RefilMe tem o controle do impacto da publicidade out of home (OOH), uma vez que a tecnologia da empresa contabiliza e até mesmo capta dados de todos que interagem diretamente com a marca, diferenciando-a de outras empresas do setor que não possuem esse recurso. A união de ações sustentáveis e estratégias inovadoras tem tornado a RefilMe uma parceira valiosa para o meio corporativo.
Cases de Sucesso
O modelo de negócio da RefilMe tem conquistado grandes empresas, como Ambev, Shell, Sabesp, Iguá Saneamento, Allianz e Suzano, e tem sido destaque em eventos de grande porte, como a Copa do Mundo de 2022, Fórmula E de 2023 e o WSL (campeonato mundial de surfe).
Segundo Flavia Vitoi, um exemplo prático do trabalho da RefilMe é o evento da Copa do Mundo em parceria com uma marca de cerveja. Nessa ativação específica, a marca de cerveja teve a oportunidade de trabalhar a conscientização do consumo consciente de álcool, orientando os participantes a intercalarem o consumo de cerveja com água, promovendo uma abordagem mais responsável em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.
Os resultados foram extremamente positivos e impactantes. A marca contratante conseguiu poupar um impressionante volume de água, evitando o uso de 13.402 garrafas plásticas descartáveis, o que representa uma economia de 40.208,71 litros de água. Além disso, essa iniciativa resultou na redução da emissão de 1.340,29 Kg de CO2 e evitou a geração de 268,06 Kg de resíduos, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente.
Outro dado relevante é que 20.136 pessoas interagiram diretamente com a marca durante o evento por meio das ERAs, sem contar aquelas que foram indiretamente impactadas pelo impacto positivo da ação.
Faça parte dessa mudança
Para as empresas, a sustentabilidade não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia inteligente para se manterem competitivas no futuro.
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