A concessionária de serviços de água e esgoto de Cachoeiro também aderiu à campanha Outubro Rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. Ao longo do mês, uma série de ações será realizada com o objetivo de conscientizar integrantes e público em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A iluminação rosa está em pontos estratégicos da empresa e folders informativos estão sendo disponibilizados na área de Atendimento ao Público, com informações gerais sobre o câncer de mama e os aspectos relacionados à prevenção. Uma programação interna também foi preparada para a conscientização e a mobilização dos integrantes da concessionária, que durante o mês usam o bóton com o símbolo da campanha, o laço cor-de-rosa.
“Também promovemos uma palestra para os integrantes, que foi ministrada pela doutora Sabina Bandeira Aleixo, médica responsável pela área de Oncologia do Hospital Evangélico. Ela esclareceu, entre outros pontos, dúvidas sobre diagnósticos e tratamento da doença”, afirma a responsável pela área de Saúde Ocupacional da Odebrecht Ambiental, Izabelle Arthur Inácio.
Além de sua campanha interna, a concessionária está apoiando a campanha do Outubro Rosa do Hospital Evangélico, da Casa de Apoio aos Portadores de Câncer de Cachoeiro de Itapemirim e da Unidade de Saúde da Família do Aquibadan, que realiza diversas atividades, como palestras, coletas de exames laboratoriais e citopatológico do colo uterino (preventivo) e caminhada de sensibilização.
Câncer de Mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa é de 57.120 novos casos para 2015. A incidência da doença cresce progressivamente a partir dos 35 anos, sendo ainda mais corriqueira após os 50 anos. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.