Os representantes da indústria, comércio e serviços e o Governo do Estado têm estudado uma possível abertura gradual e segura do comércio, que permanece fechado desde o dia 18 março como medida para conter o avanço do novo coronavírus.
A decisão sobre abertura do comércio no Espírito Santo deve ser tomada neste sábado e caso os negócios voltem a abrir as portas, o comerciante devem fornecer máscaras e álcool gel para os funcionários, isso porque, estas são as principais medidas de proteção contra a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para a especialista em RH, Gisélia Freitas, caso o comércio volte a funcionar na próxima semana, é preciso que os comerciantes adotem o protocolo de segurança para evitar a disseminação da covid-19. “A obrigatoriedade de fornecer máscaras e álcool gel para os funcionários deve ser seguida à risca. Os comerciantes e empresários devem considerar este, não como uma despesa, mas como um importante investimento em saúde e segurança”, ressalta a coordenadora da Câmara de RH do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES).