Geral

Enchentes e mortes no RS: entenda ajuda do Uruguai e decisão de Lula

Saiba qual é real situação do estado e como os governos estão agindo hoje para ajudar mortos e vítimas das inundações severas

Foto: Reprodução / Divulgação

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), havia solicitado apoio às autoridades uruguaias no último sábado, 4.

LEIA MAIS: Brasil tem surto de herpes zoster e SUS não tem vacina; veja o que é e sintomas

O pedido incluía duas lanchas motorizadas com suas tripulações, dois drones com operadores uruguaios para busca de pessoas isoladas e um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules, que poderia transportar as lanchas para as regiões afetadas e também ajudar no transporte de doações humanitárias arrecadadas no Uruguai.

Embora o governo uruguaio tenha dado sinal verde para o empréstimo dos equipamentos, segundo reportagem da Folha de São Paulo, o governo federal brasileiro recusou a oferta sob a justificativa de que os equipamentos não eram necessários naquele momento.

“Recebemos a informação extraoficial de que o comando [operacional] no Rio Grande do Sul achou que não era necessário”, disse à Folha José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Ministério da Defesa, a recusa da oferta se deu por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre. O ministério afirmou que o Brasil possui uma aeronave KC-390 que atende às necessidades de transporte, pois pode pousar em pistas menores e transportar cargas maiores.

LEIA TAMBÉM: Maju Coutinho é comunicada sobre possível saída da Globo; entenda