Geral

Evento de afroempreendedorismo em Vitória tem artesanato, roupa, acessórios e mais!

Afroempreendedoras realizam uma exposição e venda de produtos e serviços em Vitória. Além da feira, o evento conta com bate-papos e apresentações

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

Com o intuito de explorar e promover o afroempreendedorismo, a inovação, a sustentabilidade e a diversidade, mais de 70 expositoras participam da 8ª edição “Encontro das Pretas”. O evento é realizado neste fim de semana, no estacionamento do Shopping Vitória, na Capital.

Segundo os organizadores, em oito edições, o evento já reuniu 500 afroempreendedores, atraiu cerca de 80 mil visitantes e promoveu a circulação de mais de R$ 1,7 milhão. Ele é realizado pelo Laboratório de Tecnologia em Inovação Social das Pretas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As expositoras foram selecionadas por de um edital para participarem da edição, que tem como tema “FUTURES”, com o principal intuito de olhar para o futuro.

Além disso, no evento, as empreendedoras expõem e vendem diversos tipos de artesanatos, roupas, acessórios e até mesmo cosméticos. 

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

De acordo com a CEO do “Das Pretas”, o Laboratório de Tecnologia em Inovação Social e empresa responsável pela produção do evento Priscila Gama, o evento tem como intuito a amplificação das potências. 

“Com a possibilidade de diversidade e inclusão, mas de humanidade também. Além de deixar aberto para conhecer para além do que o sistema ensina, rompendo pensamentos em caixas que ninguém quer estar”, narra. 

Denize Nascimento, da Nativa Eco-Cosméticos, está participando pela quinta edição, e esse ano, foi convidada para ser uma das embaixadoras do evento. Além disso, a cosmetóloga expõe cosméticos sustentáveis, ecológicos e naturais. 

“Trabalhamos com cosméticos sustentáveis, ecológicos e naturais. Embalagens, não trabalhamos com plástico. Embalagem de cana, reciclável. Ativos eficientes e ecológicos. Sem impacto ambiental”, narra. 

A afro empreendedora Cacau Queiroz também participa do evento e apostou na venda de roupas com estampas e cores vibrantes, para propagar a cultura afro. 

“Essa troca é fundamental, é um espaço de pertencimento onde nos encontramos enquanto comunidade preta. São espaços únicos e às vezes difíceis de se encontrar, por isso devemos fomentar o espaço para se expandir, pois é fundamental estar em um local onde somos verdadeiramente reconhecidos “, ressalta. 

O evento acontece até a noite de domingo e ainda contará com palestras sobre “Afro futurismo”, mesa redonda “Desconstruindo a Imagem da Mulher Negra e Indígena em Potência”. Além de atrações musicais, DJ’s e exposição de produtos. 

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

A nona edição do Encontro das Pretas tem realização do Das Pretas com recursos da LICC – Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, patrocínio da ES Gás, da EDP e do Guaraná Antarctica, apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES, do Instituto Américo Buaiz, do Shopping Vitória e Mídia Oficial Rede Vitória.

LEIA TAMBÉM: Encontro das Pretas: Folha Vitória lança videocast para dar voz a debates transformadores