A capacitação contou com a participação de cerca de 100 servidores da saúde. O encontro formativo visa preparar os profissionais para que realizem um atendimento inclusivo e de qualidade à população LGBT de Vila Velha.
A proposta foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Programas de Saúde. O encontro com os profissionais da Saúde aconteceu nesta última sexta-feira (28).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com Thicianna de Castro, Referência Técnica da Política Nacional LGBT, a informação e o debate são essenciais para melhorias de atendimento, diminuição de preconceito e promoção da equidade.
Atualização de informações
Durante o evento, os servidores foram inseridos no contexto com diversas informações e dinâmicas a respeito da população LGBT. “É nossa responsabilidade, enquanto SUS e prefeitura, levar o máximo conhecimento possível ao servidor”, afirmou a psicóloga Referência em Atendimento LGBT, Patrícia Santos Martins.
Ainda acerca da responsabilidade dos servidores da Saúde, Thicianna de Castro declarou que as particularidades precisam ser atendidas e os profissionais devem estar sempre em busca de aprimorar os conhecimentos.
“A população LGBTQI+, enquanto um conjunto de cidadãos que faz uso do SUS, está, também, sob a responsabilidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde e, portanto, cabe aos profissionais prestar assistência integral com vistas à minimização das desigualdades sofridas por esta população”, finalizou.