Direitos humanos, meio ambiente, diversidade, saúde e cuidado com os idosos estão na longa lista de tarefas do chamado Terceiro Setor, grupo de organizações focadas no cuidado com o próximo, sem visão de lucro próprio.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na teoria, o trabalho pode parecer fácil, mas quem atua diariamente com essa tarefa tem enfrentado constantes desafios.
Um desses desafios é o voluntariado e esse será o tema de um encontro em Vitória, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo (ABRH-ES) em parceria com a Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes).
Com o intuito de fomentar o voluntariado nas instituições, juntas, a Fundaes e a ABRH-ES vão discutir os Desafios do Terceiro Setor no Século XXI.
LEIA TAMBÉM: Filho se inspira no pai e vira colega de farda na Guarda de Vitória
No evento, que acontece no dia 29 de agosto, na Fucape, em Vitória, além de discussões sobre a importância do Terceiro Setor na sociedade e na economia, também será lançada a 3ª edição da Escola de Voluntários do Terceiro Setor.
Segundo explica o presidente da Fundaes, Robson Melo, a formação na Escola de Voluntários é de suma importância para o bom resultado do voluntariado.
“Para nós que militamos no Terceiro Setor, é fundamental que os voluntários que venham atuar compreendam que as entidades têm sua missão, sua agenda, seu planejamento, seu orçamento e que eles se juntem a isso. É preciso compreender que existem diretrizes e estratégias que esses voluntários devem aderir para que sejam voluntários, de fato, produtivos.”
Uma das instituições que apoiam a Escola de Voluntários é o Instituto Americo Buaiz (IAB).
A gerente executiva do instituto, Paula Martins, afirma que colaborar com o projeto é uma das maneiras de promover o desenvolvimento do Terceiro Setor.
“Nosso objetivo é levar a proposta para parceiros, oportunizando que mais pessoas tenham acesso à capacitação. O IAB existe para dar visibilidade, sim, mas também, para criar conexões, que certamente serão transformadoras. Firmar parcerias e colaborar mutuamente é o que move e, de fato, nos dá resultados”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Instituto Americo Buaiz firma parceria com Apae Vitória e Vitória Down
De acordo com a diretora de educação e trabalho na ABRH-ES, Jovaneide Sales Polon Batista, o evento deste ano será dividido em dois p´´ublicos. O primeiro será focado nas lideranças das instituições do Terceiro Setor, que contará com uma programação presencial.
O segundo público é composto por voluntários que queiram se preparar para encarar os desafios e se capacitarem para tarefas como captação de recurso, gestão de projetos, sustentabilidade financeira, entre outros temas.
Para Jovaneide, trazer as empresas para a conversa é uma forma de espalhar a mensagem sobre a importância do voluntariado.
“O objetivo de envolver as organizações é que elas fomentem esse tipo de desenvolvimento interno, mas também que elas disseminem essas boas práticas que são adotadas nas empresas, para que outros voluntários também se sintam chamados para contribuir, seja com o tempo, suas competências ou recursos financeiros”, apontou.
Escola de Voluntários do Terceiro Setor
A Escola de Voluntários do Terceiro Setor visa contribuir para a formação de voluntários que atuam em instituições voltada a este campo da sociedade.
Entre as ações realizadas durante o projeto estão a integração e o sentimento de pertencimento dos voluntários, a promoção de conhecimentos básicos para o voluntariado e a troca de conhecimentos entre pessoas já atuantes na área.
Serviço
Lançamento da Escola de Voluntários do Terceiro Setor
Data: 29 de agosto
Horário: 19 horas
Local: FUCAPE – Av. Fernando Ferrari, 1358 – Boa Vista, Vitória – ES, 29075-505
Ingresso: Sympla
Para mais informações, acesse o Instagram da ABRH-ES