Familiares de pessoas que tiraram a própria vida se reunirão, no próximo sábado (24), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), durante o 1º Encontro Regional de Sobreviventes no Espírito Santo. O encontro acontece no auditório Manoel Vereza, das 10h30 às 13 horas.
O objetivo é que essas pessoas possam conversar sobre a experiência de estar em luto, visando a construção de uma rede de apoio e de políticas públicas adequadas a esta demanda. “A vivência singular daqueles afetados por essas mortes podem e devem colaborar para uma prevenção e posvenção do suicídio integrada e significativa. Afinal, essa é uma tarefa para muitas mãos”, salienta uma das coordenadoras do encontro, a psicóloga Daniela Reis e Silva.
Além de Daniela, coordenam o Encontro Regional de Sobreviventes a também psicóloga Karen Scavacini e o médido Carlos Felipe D’Oliveira, coordenador na Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio 2006-2009 e atual coordenador da Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio (REPBRAPS).
O encontro fará parte da programação do IV Seminário de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo, que reunirá os maiores especialistas do país no assunto. O evento será realizado no Anfiteatro da UVV, em Vila Velha, na sexta-feira (23), e no auditório Manoel Vereza, no sábado.
Dentre os palestrantes estão Neury Botega, professor titular da Unicamp; Karen Scavacini, da USP; o presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), Humberto Corrêa; o coordenador da Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio, Carlos Felipe D’Oliveira; e a coordenadora do Grupo de Trabalho no Estado e membro da Associação para a Educação e Aconselhamento sobre a Morte dos Estados Unidos (ADEC), a psicóloga Daniela Reis e Silva.
Daniela ressalta que a proposta do evento é promover o conhecimento e a integração dos diversos atores da sociedade para que haja uma rede de vigilância, prevenção e controle do suicídio.
“O Espírito Santo, a exemplo do Brasil, possui pouca capacitação para atender à crescente demanda deste problema, desde a assistência básica à saúde até a assistência especializada em saúde mental. A nossa proposta, portanto, é fomentar intervenções que envolvam além de profissionais da saúde. A participação de educadores, jornalistas, policiais civis e militares, bombeiros civis e militares e técnicos de extensão rural, além de trabalhadores e colaboradores de Organizações não-governamentais (ONGs), lideranças religiosas e comunitárias são fundamentais. Esta ação conjunta é a melhor solução para a prevenção do suicídio”, enfatizou a psicóloga.
Dados
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos, uma pessoa perde a vida por suicídio no mundo. Isso significa mais de um milhão de mortes por ano, traduzindo-se em uma grave questão de saúde pública.
O suicídio é um fenômeno global que afeta todas as regiões do mundo, embora 75% das mortes por suicídio ocorram em países de baixa e média renda, incluindo o Brasil.
A OMS tem como meta a redução da taxa mundial de mortalidade por suicídio em 10% até 2020. Nesse intuito, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha do Setembro Amarelo e estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
A ideia é discutir amplamente esse assunto em todas as esferas da sociedade e divulgar ações preventivas, considerando que 90% dos casos são passiveis de prevenção, segundo estimativas da OMS.
Serviço:
IV Seminário de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo
Tema: Resiliência em situações de suicídio: fatores de risco e de proteção em diferentes populações.
Data: 23 e 24 de setembro de 2016
Local: 23/09 – 6ª. Feira – Anfiteatro da UVV – Público estimado: 500 pessoas
24/09 – Sábado – Auditório Manoel Vereza – UFES. Público estimado: 220 pessoas
PROGRAMA
Sexta-feira dia – 23/09 – Cineteatro UVV
8h às 8h30m – Credenciamento
8h30m às 9h – Abertura
9h às 10h40m – Mesa 1: A realidade do Suicídio no Espírito Santo
Coordenação: Márcia Guerrieri (RODOSOL/GTPS-ES)
Dados Epidemiológicos do Estado do Espírito Santo– Edleusa Cupertino (SESA/GTPS-ES)
Tentativas de suicídio em crianças e adolescentes por intoxicação no ES – Daniela Tomassoni (SESA/TOXCEN/PMS/GTPS-ES)
Epidemiologia e Linha de Cuidado no Município de Vitória – Danielly Abreu Xavier e Solange Drumond Lanna (PMV/GTPS-ES)
Relato de Experiência do Atendimento da Unidade de Pronto Atendimento Carapina no Município de Serra – Carla de Oliveira Maria e Ivana Ananias de Oliveira (PMS)
10h40m às 11h – Intervalo
11h às 12h – Palestra 1
“O que pode o Poder Público frente ao Suicídio?” – Carlos Felipe D’Oliveira (REPRAPS/ABEPS)
Coordenação: Danielly Abreu Xavier (PMV/GTPS-ES)
12h às 13h30m – Almoço
13h30m – 15h00m – Mesa 2 Fatores Biopsicossociais na Prevenção do Suicídio
Coordenação: Daniela Tomassoni (SESA/TOXCEN/PMS/GTPS-ES)
“Como nossa história de vida e nossa biologia interagem para produzir risco de suicídio: fatores de risco e de proteção”- Humberto Corrêa Filho (UFMG/ABEPS)
“Exposição à violência e experiências adversas na infância e risco de suicídio na vida adulta”- Maria Carmen Viana (UFES/CEPES/GTPS-ES)
15h00m às 15h20 – Intervalo
15h20m às 16h20m – Palestra 2
“Adolescentes com várias tentativas de suicídio: princípios do manejo clínico” – Neury Botega (UNICAMP/ABEPS)
Coordenação: André Luiz Ferreira (CVV/GTPS-ES)
16h20m às 17h10m – Palestra 3
“O papel da mídia na prevenção do suicídio: o como falar” – Edgard Rebouças (UFES)
Coordenação:
17h10m às 17h50m Mesa 3 – Resiliência em Situações de Suicídio: formando redes
Coordenação:
CVV – Ações Setembro Amarelo
Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo – Daniela Reis e Silva (ATEFES/API/GTPS-ES)
17h50m às 18h –Encerramento
Sábado – 24/09 – Auditório Manoel Vereza
8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 10h20 – Mesa 4: Resiliência em Situações de Suicídio: Fatores de Proteção
Coordenação: Maria Carmen Viana
“Fatores de risco e de proteção em enlutados”- Karen Scavacini (Vita Alere/ABEPS)
“Religiosidade/Espiritualidade e Prevenção do Suicídio” – Attilio Provedel (UFES/GTPS-ES)
10h20m às 10h30m – Intervalo
10h30m às 13h -“1º. Encontro Regional de Sobreviventes no ES” – Daniela Reis e Silva (ATEFES/API/GTPS-ES), Karen Scavacini (Vita Alere/ABEPS) e Carlos Felipe D’Oliveira (REPRAPS/ABEPS)
PALESTRANTES CONFIRMADOS
Attilio Provedel (Vitória-ES)
Professor Associado do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutor em Estudos Métricos da Informação (College of Nursing, University of Central Florida, USA). Coordenador do Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da UFES (NECE/UFES). Coordenador da Biblioteca Virtual SAUESP/UFES. Voluntário Especialista do Centro de Valorização da Vida (CVV). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).
Carla de Oliveira Maria (Serra-ES)
Assistente Social. Especialista em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências pelo CFESS e em Saúde da Família pela UnB. Servidora Efetiva do município de Serra desde 2011, lotada na Unidade de Pronto Atendimento UPA 2h Carapina.
Carlos Felipe Almeida D’Oliveira (Rio de Janeiro–RJ)
Médico. Especialista em Educação em Saúde pela UFRJ. Mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Coordenador na Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio 2006-2009. Coordenador da Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio (REPBRAPS). Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.
Daniela Reis e Silva (Vitória–ES)
Psicóloga. Terapeuta de Famílias e Casais, EMDR e Brainspotting. Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Fellow in Thanatology (Association for Death Education and Counseling). Coordenadora do Grupo API/ES – Apoio a Perdas Irreparáveis. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio no Espírito Santo. Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.
Daniela Tomassoni (Vitória–ES)
Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Psicologia Clínica. Atendimento Psicológico a Tentativas de Suicídio no Centro de Atendimento Toxicológico/TOXCEN. Psicóloga do CAPS Mestre Álvaro. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).
Danielly Abreu Xavier (Vitória–ES)
Psicóloga. Especialista em Saúde Coletiva pela UFES. Mestranda em Psicologia Institucional pela UFES. Referência da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).
Edgard Rebouças (Vitória-ES)
Jornalista. Mestre em Comunicação pela Universidade Genoble 3. Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação e Territorialidade da UFES. Coordenador do Observatório da Mídia: Direitos Humanos, Políticas, Sistemas e Transparência. Membro do Conselho de Direitos Humanos da UFES.
Edleusa Cupertino (Vitória–ES)
Fisioterapeuta e Pedagoga, Especialista em Violência contra Criança e Adolescente e em Saúde do Trabalhador. Responsável pela área técnica de acidentes e violência dentro do grupo de causas externas da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).
Karen Scavacini (São Paulo–SP)
Psicóloga. Psicoterapeuta. Suicidologista. Especialista em Gestalt terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Saúde Pública na área de Promoção de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio pelo Instituto Karolinska – Suécia. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP/SP. Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.
Humberto Corrêa da Silva Filho (Belo Horizonte–MG)
Psiquiatra. Doutor em Ciências Biológicas. Pós-Doutor em Genética Molecular. Professor Titular de Psiquiatria da UFMG. Presidente da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018. Presidente da Associación de Suicidologia de Latinoamérica y El Caribe (ASULAC)
Ivana Ananias de Oliveira (Serra-ES)
Assistente Social. Especialista em atenção Primária à Saúde. Servidora Efetiva no município de Serra desde 2008, lotada na Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h Carapina.
Maria Carmen Viana (Vitória-ES)
Psiquiatra. Doutora em Psiquiatria pela Universidade de Londres. Professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFES. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica (CEPEP) da UFES. Membro Fundadora do Centro de Estudos de Psiquiatria do Espirito Santo (CEPES). Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).
Neury José Botega (Campinas-SP)
Psiquiatra. Doutor em Saúde Mental. Professor Titular da UNICAMP. Membro da International Association for Suicide Prevention (IASP), realiza pesquisa e projetos assistenciais na área de prevenção de suicídio, além dedicar-se à interconsulta psiquiátrica e ao atendimento de crise em hospital geral. Integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Prevenção do Suicídio (ABEPS) biênio 2016-2018.
Solange Drumond Lanna (Vitória-ES)
Enfermeira. Especialista em Atenção Primária e Epidemiológica aplicada à Gestão. Referência Técnica de Violência de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde de Vitória. Integrante do Grupo de Trabalho de Prevenção do Suicídio do Espírito Santo (GTPS-ES).