Geral

Atenção, estudante: resultado do Enem 2020 sairá na noite de segunda-feira, afirma Inep

Instituto informou que as notas dos participantes devem ser liberadas após as 18h e que o acesso é individual; no Espírito Santo foram 104.500 candidatos

Foto: Divulgação
As notas podem ser utilizadas na inscrição de universidades públicas e privadas 

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, devem ficar atentos. Nesta segunda (29), a partir das 18h (horário de Brasília), os resultados serão divulgados na Página do Participante.  

Os resultados foram divididos em duas datas distintas. Nessa primeira data, apenas os candidatos que já concluíram o ensino médio terão acesso. 

Já para os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio, os chamados “treineiros”, as notas do Enem 2020 estarão disponíveis a partir das 7h30 do dia 28 de maio de 2021. 

Para acessar o resultado,  os candidatos poderão conferir as notas individuais na Página do Participante informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a última senha cadastrada no sistema do Inep. Também é possível acessar o resultado pelo aplicativo do Enem por meio do Play Store e App Store.

Leia mais: Resultado do Enem 2020 será divulgado em duas datas diferentes

O Enem 2020 foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro (versão manual), 31 de janeiro e 07 de fevereiro (versão digital) e nos dias 23 e 24 de fevereiro (reaplicação e para pessoas privadas de liberdade – PPL). O exame teve recorde histórico de abstenção e mais de 3,2 milhões de estudantes presentes na aplicação da prova. No Espírito Santo foram 104.500 inscrições.

Nesta sexta-feira (26), eles terão acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Vale lembrar que os resultados serão divulgados em duas datas distintas, entre os que já concluíram o ensino médio e os que não concluíram. 

Onde usar o resultado do Enem 2020?

Instituições públicas:  as vagas são oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo é todo feito pela internet e usa as notas do Enem para classificar os candidatos dentro de cada curso, turno e universidade. As inscrições são gratuitas e estão previstas para começarem no dia 6 de abril de 2021. 

Instituições privadas: estudantes com bom desempenho no Enem podem concorrer a bolsas e financiamentos. Alguns programas de incentivo são iniciativas do governo, enquanto outros são mantidos pelas próprias universidades. Entre as iniciativas federais, o Programa Universidade para Todos (ProUni), ainda sem data prevista, e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

Como é calculada a nota do Enem?

A nota do Enem é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que leva em considerações fatores como dificuldade da questão, número de acertos do candidato e quantidade de pessoas que acertaram a pergunta. Com isso, participantes podem acertar o mesmo número de questões e terem notas finais diferentes. A métrica utilizada para calcular a pontuação permite até mesmo identificar possíveis chutes dos estudantes.