Geral

Enem 2021 traz mudanças de trânsito e esquema especial de segurança no ES

Vitória cancelo a Rua de Lazer neste domingo (28) e a Polícia Militar colocou 700 agentes para atuar nos locais próximos às escolas que aplicarão a prova

Foto: Daniella Zanotti/Folha Vitória
Fluxo intenso de veículos na avenida Vitória, em Vitória, marca início das provas do Enem 2021

Por causa do segundo dia de provas do Enem 2021 e o aumento da mobilidade de pessoas nas ruas em todo o Estado, algumas cidades prepararam esquema especial de trânsito. A prova do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicada em 230 escolas no Espírito Santo.

No início da tarde deste domingo (28) já havia registro de fluxo intenso de veículos na avenida Vitória, na altura da Faesa, um dos locais de prova.

A Prefeitura de Vitória suspendeu a Rua de Lazer da Avenida Dante Michelini (Praia de Camburi) e da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Centro), neste domingo (28).  Já as ciclofaixas estarão funcionando normalmente. A medida foi para garantir melhores condições de fluxo no trânsito nas vias da capital.

Já a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) disponibilizará 25 ônibus extras nos terminais de integração para atender um eventual aumento de demanda de alguma linha, por conta das provas.

Em Vitória, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informou que a Guarda Civil Municipal vai contar com agentes dando apoio durante o Enem nos seguintes locais de prova: Faculdade Estácio de Sá (Jardim Camburi); EEEM Renato Pacheco (Jardim Camburi); EMEF Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro); EMEF Suzet Cuendet (Maruípe); e EMEF Maria Leonor Pereira (Santa Lúcia).

Já os agentes de Trânsito estarão na Estácio de Sá (Jardim Camburi), na FAESA (Ilha de Monte Belo) e no Salesiano (Forte São João).

Em Vila Velha, as provas serão aplicadas em oito escolas. Nelas, haverá apoio dos guardas municipais. São elas: UMEF Prof Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), Soteco; UMEF Irmã Feliciana Garcia,. Ilha dos Ayres; UMEF Marina Barcellos Silveira, Araçás; UMEF Maria Luiza dos Santos Vellozo, Guaranhuns; UMEF Mikeil Chequer,. Boa Vista II; UMEF Antônio Bezerra de Farias, Vila Garrido; UMEF Profª Nice de Paula A. Sobrinho, Boa Vista II; UMEF Rubem Braga, Boa Vista I.

Segurança

Ao todo, cerca de 700 integrantes das forças policiais realizarão a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame. Mais de 230 escolas vão receber alunos e a logística de transporte dos materiais vai ser feita pelos Correios, com escolta da PMES na saída do centro de distribuição para os locais de prova e no retorno dos exames ao local de depósito.

Em relação às questões de trânsito, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) vai realizar os trabalhos de orientação nos locais em que atua. Nas localidades onde o tráfego de veículo é municipalizado, esse trabalho vai ficar a cargo das Guardas Municipais.

A Sesp contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), que estará aberto para coordenar e monitorar todas as atividades de inteligência, visando a garantir a realização segura da prova.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, informou que Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil do Espírito Santo e Guardas Municipais vão atuar em conjunto com o governo federal, para oferecer segurança não só dos locais onde os exames serão aplicados, mas também onde as provas ficarão guardadas até a distribuição, incluindo o transporte e a escolta.