Geral

Enem começa para mais de 58 mil candidatos no ES

Neste domingo, os participantes fazem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação

Foto: Fernanda Batista/TV Vitória

Os portões de todos os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se fecharam às 13h em ponto em todo o Brasil e a prova teve início às 13h30 para os mais de 58 mil candidatos inscritos no Espírito Santo.

Por volta de meio dia, a movimentação se iniciou nos locais de prova. Os candidatos precisaram levar as sombrinhas e guarda-chuvas por conta da chuva que atinge a Grande Vitória neste domingo (21).

A movimentação foi intensa em faculdades e escolas de Vitória. Na Avenida Vitória, região onde se encontram diversos locais de prova, o fluxo intenso de veículos provocou congestionamento no trânsito. 

Alguns participantes precisaram descer dos carros e seguirem andando por alguns metros para conseguirem entrar nos locais de prova.

Enem 2021

No Espírito Santo, 58.590 estudantes se inscreveram para fazer o exame. Neste domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação.

A partir do momento em que o aplicador autorizar o início das provas, os candidatos terão 5h30. No outro domingo (28), os estudantes terão 4h30 para responder as questões de Matemática e Ciências da Natureza. 

Os locais da prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas no Ensino Superior públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), e serve de parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Circulação dos ônibus

Nos dias das provas, a circulação dos ônibus do Transcol será reforçada na Grande Vitória. De acordo com a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), 25 ônibus extras ficarão à disposição nos terminais de integração para atender a um eventual aumento de demanda de alguma linha.

Trânsito

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou o plano operacional para os dias 21 e 28 de novembro, quando ocorreram a aplicação do Enem.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), segundo a Sesp, vai orientar a população. Nas regiões onde o tráfego de veículo é municipalizado, o trabalho será realizado pelas Guardas Municipais.

Distribuição das provas

Ao todo, cerca de 700 integrantes das forças policiais vão realizar a segurança dos locais de prova, além da escolta e guarda do exame. Mais de 230 escolas vão receber alunos no Estado.

A logística de transporte dos materiais será realizada pelos Correios, com escolta da Polícia Militar do Espírito Santo, na saída do centro de distribuição para os locais de prova e no retorno dos exames ao local de depósito.

Segurança

Durante os dois finais de semana, a Sesp irá contar com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E) para coordenar e monitorar todas as atividades de inteligência com o objetivo de garantir a realização segura da prova.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, disse que Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e guardas municipais atuarão em conjunto com o Governo Federal para garantir a segurança dos locais de prova, como também onde as provas ficarão guardadas até a distribuição, incluindo o transporte e a escolta.

“Nossas forças de segurança vão trabalhar integradas com o Governo Federal, com o objetivo de garantir a segurança na realização do exame mais importante do ano para os nossos jovens. Para isso, estaremos em monitoramento em tempo real com o nosso Centro de Comando e Controle, que engloba representantes de todas as instituições”, disse.

Apoio

O planejamento da Sesp também foi realizado com a participação de instituições, como a EDP Escelsa, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), entre outros órgãos com o objetivo de garantir uma realização segura da aplicação das provas do Enem.